Sábado, 29 de Agosto de 2026 às 00:29
ADVERTISEMENT

MIS Experience 360°: O Cinema de Billy Wilder Chega a Atibaia em Realidade Virtual Gratuita

Atibaia recebe “MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder” em realidade virtual

A cidade de Atibaia se torna a 11ª parada do projeto itinerante “MIS Experience 360°”, que leva a experiência imersiva da exposição “O cinema de Billy Wilder” para o interior paulista. Em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, a iniciativa do Museu da Imagem e do Som (MIS) utiliza tecnologia de ponta para democratizar o acesso à arte.

Por meio de nove óculos de realidade virtual, o público poderá passear virtualmente pelas salas expositivas captadas em 360 graus, revivendo os cenários icônicos dos filmes de Billy Wilder. A iniciativa visa aproximar a cultura e a arte de diferentes públicos, utilizando recursos digitais inovadores.

A exposição, que conta com entrada gratuita, estará disponível no Cine Itá Cultural de 2 de setembro a 12 de outubro. Esta é mais uma oportunidade para que os moradores de Atibaia e região desfrutem de uma experiência cultural única e acessível, conforme divulgado pelo MIS.

Uma Viagem Imersiva pelo Universo de Billy Wilder

O “MIS Experience 360°” reproduz em detalhes a entrada da exposição “O cinema de Billy Wilder” e as salas dedicadas a clássicos como “Semente do Mal”, “Crepúsculo dos Deuses”, “Quanto Mais Quente Melhor”, “Sabrina”, “Irma La Dulce”, “O Pecado Mora ao Lado” e “Se Meu Apartamento Falasse”. Cada ambiente virtual, acessado através de óculos Meta Quest 3S, oferece uma narração com sinopses dos filmes, curiosidades e destaques de cada sala.

Além da imersão virtual, o projeto também leva para Atibaia alguns itens físicos da exposição original. São 18 quadros com fotos do diretor e de bastidores, além de uma maquete 3D do apartamento de C.C. Baxter, do filme “Se Meu Apartamento Falasse”, enriquecendo ainda mais a experiência dos visitantes.

O Sucesso da ExposiçãO Original e o Alcance do Projeto

A exposição “O cinema de Billy Wilder”, que esteve em cartaz no MIS de São Paulo até 26 de janeiro de 2025, foi concebida pelo próprio museu e curada por André Sturm. Ela apresentou um panorama abrangente da obra do cineasta, com recriações de cenários e destaque para 13 de seus 27 longas-metragens. A mostra contou com o apoio de textos de Ana Lúcia Andrade, especialista na obra de Wilder.

Desde 2025, o projeto “MIS Experience 360°” já passou por dez cidades do interior paulista, incluindo Jaboticabal, Boituva e Botucatu, totalizando mais de 18 mil visitantes. Atibaia é o quarto município a receber a mostra neste ano, consolidando o sucesso e o alcance do programa itinerante.

Serviço Completo para o Público de Atibaia

A exposição “MIS Experience 360° – O cinema de Billy Wilder” em Atibaia estará aberta ao público no Cine Itá Cultural, localizado na Rua Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro. A abertura será em 2 de setembro, quarta-feira, às 9h. O período de visitação vai de 2 de setembro a 12 de outubro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. A classificação é livre, mas a experiência é recomendada para maiores de sete anos e adultos, garantindo o melhor aproveitamento.

Menu