Sábado, 24 de Outubro de 2026 às 06:34
ADVERTISEMENT

EMESP Tom Jobim abre 1.000 vagas gratuitas em cursos de música erudita e popular para 2027: saiba como se inscrever

EMESP Tom Jobim abre inscrições gratuitas para 2027: Oportunidades em música erudita e popular

A Escola de Música do Estado de São Paulo – EMESP Tom Jobim, reconhecida por sua excelência no ensino musical, abriu o processo seletivo para 2027. As inscrições são gratuitas e oferecem quase mil vagas em cursos regulares e grupos artísticos, abrangendo tanto o universo da música erudita quanto o popular.

Com o objetivo de democratizar o acesso à educação musical de alta qualidade, a EMESP Tom Jobim disponibiliza uma vasta gama de formações e especializações. A iniciativa visa formar novos talentos e integrar jovens músicos em importantes corpos artísticos do estado.

As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas pelo site oficial da EMESP Tom Jobim até o dia 23 de novembro, conforme divulgado pela instituição. Esta é uma excelente oportunidade para quem busca aprimorar seus conhecimentos e integrar um ambiente musical de referência.

Cursos de Formação Musical para Todas as Idades

A EMESP Tom Jobim oferece três ciclos de cursos regulares, cada um com duração de três anos, voltados para crianças e jovens. O primeiro ciclo, destinado a crianças de até 13 anos, contempla instrumentos como piano, violino, violão e flauta transversal, além de canto. O segundo ciclo, para jovens de até 16 anos, expande as opções com instrumentos como bateria, guitarra, saxofone e contrabaixo elétrico, incluindo também canto popular e erudito.

Já o terceiro ciclo, com limite de idade de 21 anos, aprofunda ainda mais as possibilidades, com cursos que vão desde canto barroco e cravo até instrumentos de sopro e cordas dedilhadas barrocas. Essa estrutura progressiva garante que alunos de diferentes faixas etárias e níveis de aprendizado encontrem o curso ideal para seu desenvolvimento musical.

Especialização e Grupos Artísticos de Destaque

Para aqueles que já possuem um nível musical avançado, a EMESP Tom Jobim oferece cursos de especialização no quarto ciclo. As áreas incluem Composição, Música Antiga, Prática Instrumental Avançada e Regência Coral, sem limite de idade. As habilitações em Prática Instrumental Avançada cobrem uma ampla variedade de instrumentos, permitindo o aprofundamento técnico e artístico.

Além dos cursos, há a oportunidade de integrar renomados grupos artísticos, como a Banda Sinfônica Jovem do Estado, o Coral Jovem do Estado, a Orquestra Jovem do Estado e a Orquestra Jovem Tom Jobim. Também há vagas para a Academia de Ópera do Theatro São Pedro e a Orquestra Jovem do Theatro São Pedro, com bolsas disponíveis para diversos instrumentos e registros vocais, para jovens com até 25 anos em alguns casos, e até 28 anos para o Coral Jovem.

Um Centro de Referência em Ensino Musical

“São diversas oportunidades para fazer parte de uma escola de ensino de música de excelência, que reúne em seu corpo docente profissionais com reconhecimento mundial e fomenta parcerias internacionais, estimulando o intercâmbio entre alunos e professores, assim como interações artísticas especiais”, destaca Ana Beatriz Valente, Gestora Pedagógica da EMESP Tom Jobim.

A EMESP Tom Jobim, gerida pela Santa Marcelina Cultura e equipamento da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, consolida-se como um polo de formação e difusão musical. O processo seletivo de 2027 representa um passo importante para a continuidade de sua missão, garantindo que novos talentos possam florescer e enriquecer a cena musical brasileira.

Para mais detalhes sobre os requisitos, cargas horárias e demais informações sobre os cursos e grupos artísticos, os interessados devem acessar o site oficial da EMESP Tom Jobim.

Menu