A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta semana uma grande mobilização de saúde pública. A Campanha de Estratégia de Vacinação contra o Sarampo e a Febre Amarela já está valendo e terá seu ponto alto no próximo sábado (7), com o “Dia D”.
Nesta data especial, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade — com exceção da UBS Morros, que está em reforma — estarão de portas abertas das 8h às 16h para receber a população.
Quem precisa se vacinar?
A Secretaria da Saúde reforça a importância de manter a caderneta em dia para evitar a reintrodução dessas doenças graves. Confira os públicos-alvo:
Sarampo (Tríplice Viral)
-
Crianças (12 meses a 4 anos): Devem tomar duas doses (aos 12 e 15 meses).
-
Pessoas de 5 a 29 anos: Precisam ter duas doses registradas na carteirinha.
-
Adultos de 30 a 59 anos: Devem ter ao menos uma dose.
-
Profissionais da Saúde: Duas doses obrigatórias, independente da idade.
Febre Amarela
-
Crianças: Primeira dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos.
-
A partir de 5 anos: Dose única para quem nunca foi vacinado.
Onde se vacinar?
A orientação é procurar a UBS mais próxima da sua casa portando documento pessoal e caderneta de vacinação. Não é necessário agendamento prévio.
Opção Extra: Vacimóvel no Shopping
Para quem busca horários alternativos, o Vacimóvel está estacionado no Shopping Bonsucesso até o dia 12 de fevereiro. Além de sarampo e febre amarela, a unidade oferece vacinas contra gripe, HPV, meningite ACWY e hepatite B.
-
Horário Vacimóvel:
-
Segunda a quinta: 12h às 18h
-
Sexta a domingo: 12h às 20h
-
Aproveite a oportunidade para atualizar a proteção da sua família e contribuir para a segurança sanitária de Guarulhos!
