Nem tudo, quando o assunto é chuva no Estado de São Paulo, se resume a inundações. Os dados mais recentes indicam um cenário de recuperação gradual dos reservatórios que abastecem a população.
De acordo com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o sistema de reservatórios opera atualmente com cerca de 33% da capacidade, patamar considerado dentro da normalidade para o período, além de apresentar ganhos percentuais nos últimos sete dias. No acumulado do último mês, o volume útil mostra tendência positiva impulsionada pelas chuvas típicas do verão.
Apesar da melhora recente, a comparação com o mesmo período do ano passado ainda aponta um cenário mais desafiador. Em fevereiro de 2025, o nível estava próximo de 41%, o que representa uma redução de aproximadamente 8 a 10 pontos percentuais em relação ao índice atual.
Somente nos últimos dias, as chuvas contribuíram para um aumento de 1,1 ponto percentual no volume útil, elevando o total para 33,3%. Nos três primeiros dias de fevereiro, o sistema registrou 67,4 milímetros de precipitação, o equivalente a 38,1% da média esperada para todo o mês.
Segundo a Sabesp, esse desempenho é considerado positivo e abre a possibilidade de alcançar a média histórica de fevereiro, além de ajudar a reverter os resultados negativos observados nos últimos meses pelo sistema. A companhia destaca ainda que um volume de chuva e um ganho de capacidade como o atual não eram registrados há cerca de um ano, sendo a última ocorrência semelhante em fevereiro de 2024.
