USD ... | EUR ... | PETR4 R$ 37,24 ▼ -1,38% | VALE3 R$ 84,82 ▲ 0,59% | ITUB4 R$ 33,50 ▲ 1,12% | B3SA3 R$ 12,40 ▼ -0,45% | BBAS3 R$ 56,90 ▲ 0,22% | IBOV 127.000 pts ▼ -0,80% | BTC R$ 340.000 ▲ 2,00% | JA Money Acompanhe em tempo real
ADVERTISEMENT

Lula entrega radioterapia moderna em SP e anuncia expansão nacional para combater o câncer

Lula entrega radioterapia moderna em SP e anuncia expansão nacional para combater o câncer

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou nesta tarde (23) da cerimônia de entrega de um moderno equipamento de radioterapia no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo. Este é um marco significativo na luta contra o câncer, trazendo tecnologia de ponta para uma região com grande demanda por atendimento oncológico.

A entrega faz parte de um ambicioso programa do Ministério da Saúde que visa equipar hospitais em todo o país com aceleradores lineares, considerados o que há de mais avançado no tratamento de pacientes com câncer. A iniciativa busca democratizar o acesso a tratamentos de qualidade, garantindo que mais brasileiros recebam o cuidado que merecem.

“O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso às coisas que todo mundo tem”, declarou o presidente Lula durante o evento. Ele ressaltou que a nova máquina é mais moderna do que a utilizada em seu próprio tratamento recente em Brasília, evidenciando o compromisso com a excelência tecnológica na saúde pública.

Avanço tecnológico e aumento de atendimentos no Santa Marcelina

O Hospital Santa Marcelina, que já conta com três aceleradores lineares de modelos mais antigos, receberá um equipamento de última geração. Com a nova máquina, a expectativa é de um aumento de 30% nos atendimentos, além de uma drástica redução no tempo de início do tratamento, que deve cair de 45 para apenas 10 dias. Este avanço é crucial para pacientes oncológicos, onde cada dia conta.

Além do novo equipamento de radioterapia, o Hospital Santa Marcelina firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, garantindo um repasse de R$ 166,7 milhões, recursos que serão direcionados prioritariamente para o tratamento de pacientes com câncer. A instituição também foi certificada como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel fundamental em pesquisa e formação de profissionais de saúde.

Expansão Nacional e descentralização do tratamento oncológico

A entrega no Hospital Santa Marcelina foi uma das três cerimônias simultâneas realizadas hoje. Outras duas cidades também receberam aceleradores lineares: Fortaleza, no Ceará, e Sinop, no Mato Grosso. Essas entregas fazem parte de um pacote maior de 105 aparelhos contratados nos últimos 3 anos e distribuídos por todo o território nacional.

Em Sinop, o Hospital Santo Antônio se integrará à estratégia nacional de descentralização da radioterapia, visando reduzir o deslocamento de pacientes e ampliar o acesso ao tratamento, especialmente na região norte do estado. Em Fortaleza, o equipamento será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, referência estadual no diagnóstico e tratamento oncológico.

Compromisso com o acesso à saúde de qualidade

O presidente Lula também mencionou outras iniciativas do governo, como o programa “Aqui Tem Mais Especialistas”, que leva atendimento médico especializado e odontológico gratuito para perto da população, em vans e carretas. “O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”, afirmou.

Desde 2023, o Ministério da Saúde contratou 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de mais 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados. O governo também anunciou a compra de 20 novos tomógrafos para hospitais do SUS, reforçando o compromisso com a modernização e ampliação do acesso à saúde de qualidade para todos os brasileiros.

Menu