A Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Museu Catavento, inaugura nesta quarta-feira (11) a exposição “Do Macaco ao Homem”. A mostra, com entrada gratuita, estará em cartaz no Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa até o dia 6 de março, oferecendo uma jornada pela evolução da espécie.
A exposição tem como principal objetivo revelar o avanço dos conhecimentos sobre a evolução humana, organizada em cinco temas centrais: a evolução da locomoção, a estrutura craniana, a fisionomia, o tamanho do cérebro e a tecnologia da pedra lascada.
Os visitantes terão a oportunidade de descobrir como o homem se encaixa no reino animal, identificando características que compartilhadas com outros vertebrados, mamíferos e primatas. A mostra também detalha a jornada evolutiva que diferencia os humanos dos chimpanzés há cerca de 7 milhões de anos.
Um dos destaques da exposição é o desenvolvimento das ferramentas de pedra ao longo do tempo, desde as mais simples até as mais sofisticadas, mostrando o progresso tecnológico e a criatividade dos nossos ancestrais. Durante a pré-história, essa criatividade se manifestou por meio de símbolos e arte, com objetos decorativos e pinturas rupestres que serão abordados na exposição.
A exposição “Do Macaco ao Homem” é uma oportunidade para estudantes, famílias e toda a comunidade arujaense explorarem as origens da humanidade de forma didática e interativa.
SERVIÇO
Exposição “Do Macaco ao Homem”
– De 11 de fevereiro a 6 de março de 2026
– Museu Municipal Umbelina Ferreira Barbosa (Rua Major Benjamin Franco, nº 15, Centro)
– Horário de Visitação: De segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
– Entrada: Gratuita
