Quinta-feira, 16 de Julho de 2026 às 17:57
ADVERTISEMENT

EBC Debate Futuro do Futebol Feminino e o Impacto Social em Conferência nos EUA

EBC na Vanguarda do Futebol Feminino: Discussões Globais nos EUA

A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) marca presença na Conferência de Futebol (Confut) em Newark, Nova Jersey, um evento de grande relevância para lideranças da indústria esportiva. A Confut USA, em sua segunda edição nos Estados Unidos, reúne especialistas para debater o presente e o futuro do esporte.

O encontro, que teve início nesta quinta-feira (16) e se estende até sexta-feira (17), coincide com a proximidade da final da Copa do Mundo Feminina. A EBC, por meio de sua diretora-presidente Antonia Pellegrino, assume um papel central na moderação de discussões essenciais focadas no futebol feminino.

A TV Brasil, emissora pública da EBC, reforça seu compromisso com a modalidade, transmitindo ao vivo o campeonato brasileiro, além de fases decisivas das Séries A2 e A3 e os Brasileirões sub-17 e sub-20. Essa participação sublinha a importância do futebol feminino para a comunicação pública brasileira.

O Poder Transformador do Futebol Feminino em Debate Global

O primeiro painel, intitulado “O Impacto Global do Futebol Feminino como Ferramenta de Transformação Social”, ocorreu nesta quinta-feira. O debate explorou como o esporte pode ser um catalisador para mudanças positivas na sociedade, promovendo a inclusão e o empoderamento de mulheres e meninas, tanto dentro quanto fora dos campos.

Ao lado de Antonia Pellegrino, participaram figuras de destaque como Pamela Zaballa, diretora geral da No More, e Daniela Grelin, diretora executiva da No More no Brasil, ambas focadas no combate à violência doméstica e sexual. Alessandra Teixeira, gerente de patrocínios da Petrobras, e Ratu Tisha, vice-presidente da Associação de Futebol da Indonésia, também enriqueceram a discussão.

Brasil em Destaque: Turismo, Futebol e Visibilidade na Copa de 2027

Em seguida, o painel “A Paixão Mundial, Oportunidade do Brasil: Turismo, Futebol e Visibilidade global” abordou o potencial do Brasil como sede da Copa do Mundo Feminina de 2027. O evento, que promete injetar R$ 8,8 bilhões na economia e gerar cerca de 74 mil empregos, foi detalhado em suas projeções pela Fundação Getulio Vargas.

A discussão contou com a participação de Juliana Agatte, secretária extraordinária da Copa 2027, Aline Pellegrino, diretora de Legado e Relações Institucionais e ex-capitã da seleção brasileira, e Fanta, ex-volante e pioneira do futebol feminino no Brasil, com passagens pelos três primeiros Mundiais Femininos.

Campanha “Feminicídio Nunca Mais” Ganha Palco Internacional

Um momento significativo do evento foi a exibição do vídeo da campanha “Feminicídio Nunca Mais”. Lançada em março do ano passado pela EBC em parceria com a NO MORE, a iniciativa visa conscientizar e promover uma mudança cultural para erradicar a violência de gênero.

A campanha destaca dados alarmantes, como os 1.568 casos de feminicídio registrados no Brasil em 2024, um aumento de 4,7% em relação ao ano anterior, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. A EBC reforça seu papel na denúncia e na busca por soluções.

Confut Expande Horizontes Globais e Regionais

A Confut, que teve suas primeiras edições no Brasil em 2019, em Recife e Curitiba, continua sua expansão. Em 2026, além dos Estados Unidos, o evento contará com a Confut Sudamericana no Rio de Janeiro e a Confut Nordeste em Recife. A Europa também receberá a Confut Euro em Porto, Portugal, no próximo ano.

Menu