Sábado, 22 de Agosto de 2026 às 20:38
ADVERTISEMENT

Dia D de Multivacinação em SP: Crianças e Adolescentes Menores de 15 Anos Têm Prazo para Atualizar Caderneta neste Sábado (22)

Dia D de Multivacinação em SP: Crianças e Adolescentes Menores de 15 Anos Têm Prazo para Atualizar Caderneta neste Sábado (22)

Neste sábado, 22 de agosto, o estado de São Paulo realiza o Dia D da Campanha de Multivacinação. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), visa garantir que crianças e adolescentes menores de 15 anos mantenham suas cadernetas de vacinação em dia.

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outros pontos de vacinação em todos os 645 municípios paulistas estarão abertos das 8h às 17h. O objetivo é facilitar o acesso dos pais e responsáveis aos imunizantes e reforçar a importância da vacinação para a prevenção de doenças.

Mais de 6,2 milhões de doses de vacinas foram distribuídas pelo Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado (CVE-SP) para apoiar as ações de imunização. A campanha, que se estende até 1º de setembro, abrange 20 vacinas essenciais previstas no Calendário Nacional de Vacinação, protegendo contra uma série de enfermidades.

Ampla Cobertura Vacinal e Novidades na Campanha

A campanha de multivacinação oferece vacinas cruciais como a BCG, hepatite B, poliomielite, rotavírus, pneumocócica, meningocócica, influenza, Covid-19, febre amarela, tríplice viral, varicela, DTP, hepatite A e HPV. Essas vacinas são fundamentais para a proteção contra doenças graves como meningites, tuberculose e cânceres relacionados ao HPV.

O secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, enfatiza a importância da ação: “Doenças que podem ser prevenidas por vacinas não podem voltar a circular por falta de proteção. Por isso, é fundamental que pais e responsáveis aproveitem o Dia D para atualizar as doses necessárias.”

Uma novidade nesta edição é a oferta da vacina Pneumo 20, incorporada ao calendário em junho. Ela visa ampliar a proteção de crianças menores de 5 anos contra doenças como pneumonia e meningite, fortalecendo ainda mais o sistema imunológico infantil.

Estratégia Reforçada Contra o Sarampo em Três Cidades

O Dia D também prioriza a vacinação contra o sarampo em caráter indiscriminado na capital paulista, Guarulhos e São Bernardo do Campo. Nessas localidades, a vacina contra o sarampo é recomendada para pessoas de 6 meses a 59 anos, independentemente do histórico vacinal prévio, desde que respeitados os intervalos e contraindicações.

Para apoiar essa ação específica, o CVE-SP enviou 1.967.300 doses da tríplice viral para a Capital, Guarulhos e São Bernardo do Campo. A medida foi tomada após a confirmação de casos de sarampo no estado, com o objetivo de conter a circulação do vírus e aumentar a proteção da população.

Em 2026, São Paulo registrou 23 casos confirmados de sarampo. Desses, dois foram importados e 21 relacionados à importação, com a fonte de infecção não identificada. A maioria dos casos, 20, ocorreu na capital, dois em São Bernardo do Campo e um em Guarulhos, reforçando a necessidade da vacinação intensificada.

Serviço e Informações Adicionais

Serviço – Campanha Multivacinação

Data: 22 de agosto

Horário: 8h às 17h

Público: Crianças e adolescentes menores de 15 anos

Local: UBSs dos 645 municípios paulistas

Para mais informações sobre vacinação, o Governo de São Paulo mantém o portal Vacina 100 Dúvidas (www.vacina100duvidas.sp.gov.br). A plataforma oferece respostas para as principais perguntas sobre vacinas, incluindo efeitos colaterais, eficácia, doenças imunopreveníveis e os riscos da não vacinação.

Menu