Cruzeiro e Flamengo empatam em 1 a 1 nas oitavas da Libertadores; veja próximos jogos e chaveamento
O primeiro duelo 100% brasileiro desta edição da Libertadores terminou sem vencedor. Na noite de quarta-feira (12), Cruzeiro e Flamengo empataram por 1 a 1 no Mineirão, em Belo Horizonte, no primeiro jogo do confronto pelas oitavas de final. A Rádio Nacional transmitiu o duelo ao vivo.
Mineiros e cariocas voltam a se enfrentar na próxima quarta-feira (19), às 21h30 (horário de Brasília), no Maracanã. Em caso de nova igualdade, a decisão no Rio de Janeiro será nos pênaltis. Somente a vitória, para qualquer um dos lados, define o classificado no tempo normal.
O ganhador terá pela frente quem avançar do confronto entre Tolima (Colômbia) e Independiente del Valle (Equador). A partida de ida foi adiada devido aos impactos de um terremoto na Colômbia e ocorrerá na próxima terça-feira (18).
Protesto da torcida e clima quente no Mineirão
Antes de a bola rolar, a torcida do Cruzeiro protestou contra Leonardo Jardim, técnico do Flamengo. O treinador comandou o time mineiro até o fim de 2025, saindo alegando problemas pessoais, mas foi contratado pelo Rubro-Negro em março. Os torcedores exibiram notas falsas de dinheiro com o rosto do português e vaiaram o treinador.
Primeiro tempo com poucas chances claras
Apesar de mais agressivo com a bola nos pés no primeiro tempo, o Cruzeiro esbarrou na marcação do Flamengo. A oportunidade mais clara ocorreu aos seis minutos, com Wesley, que concluiu por cima do gol. O Rubro-Negro, por sua vez, teve dificuldade para envolver a defesa mineira, e a melhor chance foi um chute de Bruno Henrique que triscou o travessão aos 35 minutos.
Cruzeiro abre o placar, mas Flamengo empata logo depois
A insistência do Cruzeiro foi recompensada no início do segundo tempo. Aos sete minutos, Samuel Lino recebeu pela direita, driblou o marcador e acertou um belo chute no ângulo, abrindo o placar para a Raposa. A resposta do Flamengo veio aos 21 minutos. Após cobrança de falta de Ayrton Lucas, Léo Ortiz acertou o travessão e, no rebote, Lucas Paquetá, que havia acabado de entrar, marcou o gol de empate.
Jogo aberto e mais brasileiros em campo
O duelo seguiu aberto, com chances para ambos os lados, mas o placar não foi mais alterado. Nesta quinta-feira (13), outros dois brasileiros entram em campo pelas oitavas da Libertadores: Mirassol enfrenta a LDU e o Corinthians joga contra o Rosario. O Palmeiras também empatou em 1 a 1 com o Cerro Porteño, e o Fluminense ficou no 0 a 0 com o Independiente Rivadavia.
