USD ... | EUR ... | PETR4 R$ 37,24 ▼ -1,38% | VALE3 R$ 84,82 ▲ 0,59% | ITUB4 R$ 33,50 ▲ 1,12% | B3SA3 R$ 12,40 ▼ -0,45% | BBAS3 R$ 56,90 ▲ 0,22% | IBOV 127.000 pts ▼ -0,80% | BTC R$ 340.000 ▲ 2,00% | JA Money Acompanhe em tempo real
ADVERTISEMENT

Cadeiras Vazias nos JUBs: Um Gesto Contra o Feminicídio

Um cenário impactante marcou a chegada dos participantes aos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) nesta sexta-feira. Cadeiras vermelhas, dispostas no Boulevard dos Atletas, exibiam a mensagem “esta cadeira está vazia pois uma mulher que poderia estar estudando foi vítima de feminicídio”. A iniciativa, que busca conscientizar sobre o Dia Nacional de Combate à Violência contra a Mulher, integra uma série de ações voltadas para estudantes e visitantes no principal ponto de encontro dos JUBs, localizado no Centro de Convenções de Natal, em operação até o dia 18 de outubro.

A ação é parte do “Programa Ser Mulher”, da Ser Educacional, que engloba universidades como Uninassau, Unama, Uninorte, Uni7, Unifal e UNG. O programa visa alertar a comunidade acadêmica sobre o feminicídio, replicando a exposição de cadeiras em salas de aula da instituição. Além da mensagem impactante, as cadeiras contêm um QR Code que direciona para uma cartilha informativa sobre violência contra a mulher e os principais canais de denúncia.

A gerente de Governança Ambiental e Social da Ser Educacional, Adriane Mendes, ressaltou a importância de levar o projeto para os JUBs: “O esporte universitário é um espaço de vida, de sonho e de convivência, mas também é um espaço de reflexão e empatia. Essa cadeira vazia representa mulheres que não estão mais aqui por causa da violência de gênero, mas também simboliza o nosso compromisso de não nos silenciarmos diante dessa realidade”.

Complementando a ação, o Programa Ser Mulher oferece bolsas de graduação digital para mulheres vítimas de violência doméstica, além de apoio psicológico e atendimento jurídico em clínicas-escolas de psicologia e núcleos de práticas jurídicas das unidades.

Adicionalmente, a primeira parte das doações de absorventes arrecadados pelos participantes dos JUBs foi entregue, totalizando 28.150 unidades destinadas a três escolas de Natal. A campanha de arrecadação continuará na próxima semana, com a segunda entrega programada para o dia 17 de outubro. A coordenadora do CBDU Social, Elaine Morellato, enfatizou a importância da ação: “Além de receber, a gente faz chegar a quem mais precisa”.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Menu