Quarta-feira, 28 de Outubro de 2026 às 23:20
ADVERTISEMENT

Butantan Turbina Exportações de Soros Antivenenos em 2025: Quase 55% de Aumento e Novos Mercados Globais

Instituto Butantan Expandirá Significativamente Exportações de Soros em 2025, Atingindo Novos Recordes e Mercados Globais

O Instituto Butantan, renomada instituição de pesquisa e produção de imunobiológicos, projeta um expressivo aumento em suas exportações de soros antivenenos e antitoxinas para o ano de 2025. Com um crescimento estimado em quase 55% em relação ao ano anterior, o instituto deve enviar um volume consideravelmente maior de frascos para diversos países, consolidando sua posição no mercado internacional.

Este avanço é resultado de uma combinação estratégica de fatores, incluindo um notável aumento na eficiência produtiva e intensos esforços comerciais voltados para a conquista de novos clientes estrangeiros. A capacidade ampliada do Butantan permite agora atender não apenas à demanda prioritária do Ministério da Saúde brasileiro, mas também suprir necessidades de outros mercados globais, diversificando seu alcance.

A expansão das exportações de soros do Butantan, com um salto de 2.439 para 3.770 frascos entre 2024 e 2025, reflete um reconhecimento crescente da qualidade e confiabilidade de seus produtos em escala mundial. Conforme informações divulgadas pelo próprio instituto, esse crescimento é um reflexo direto de investimentos em capacidade produtiva e estratégias de mercado.

Aumento Expressivo na Produção e Volume Exportado

Os dados do Núcleo de Produção de Soros do Instituto Butantan revelam um crescimento substancial na produção. O volume de soro concentrado a granel saltou de 2.430 para 2.831 litros, um aumento de 16%. Paralelamente, o número de lotes produzidos cresceu 22%, passando de 115 para 141. Esse incremento na capacidade produtiva é a base para a ampliação das exportações.

Até recentemente, os volumes exportados eram majoritariamente compostos por excedentes de lotes destinados ao Ministério da Saúde. Contudo, o soro antidiftérico já possuía uma estratégia de produção voltada para o mercado internacional. Agora, com a maior capacidade, outros soros também ganham espaço no cenário global.

Soros do Butantan Chegam a Diversas Regiões do Mundo

Em 2025, quatro tipos de soros produzidos pelo Butantan foram enviados para o exterior. O soro antidiftérico alcançou uma vasta gama de países, incluindo Espanha, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Colômbia, República Dominicana, França, Canadá, Áustria, Chile, Bermudas e Gibraltar. O soro antiaracnídico foi exportado para Holanda e Argentina.

Já os soros antibotrópico e antilaquético, essenciais contra picadas de jararaca e surucucu-pico-de-jaca, respectivamente, e o soro antielapídico, utilizado contra o veneno da coral-verdadeira, tiveram como destino Trinidad e Tobago. O soro antidiftérico liderou em volume, com cerca de 2.500 frascos exportados, seguido pelo soro antibotrópico e antilaquético, com 1.000 ampolas comercializadas.

Estratégias Comerciais e Reconhecimento Internacional

O aumento do reconhecimento do Instituto Butantan no mercado internacional é atribuído a uma atuação proativa. A participação em congressos e eventos no exterior tem fortalecido a marca, enquanto a busca ativa por novos clientes, com contato direto a ministérios de saúde para apresentar produtos, tem gerado resultados concretos.

“Isso se deve à nossa participação em congressos e eventos no exterior, o que reforça nossa marca. Também temos investido na busca ativa. Ou seja, entramos em contato com os diferentes ministérios para apresentar nossos produtos e discutir possibilidades de fornecimento. Além do famoso ‘boca a boca’, que reforça nossa tradição e qualidade”, explica Felipe Carvilhe, gerente das franquias de Influenza e Soros do Instituto Butantan.

Perspectivas Futuras e Mercado Global de Soros

O Instituto Butantan vislumbra um potencial ainda maior para suas exportações. Enquanto soros contra venenos de animais peçonhentos têm aplicação regional, soros como o antidiftérico, antitetânico, antirrábico e antibotulínico possuem potencial global devido à universalidade das toxinas que combatem.

Em 2026, o Butantan enviou pela primeira vez soros antidiftérico e antitetânico para a Arábia Saudita. A expansão é favorecida por mudanças no mercado de soros, tanto no Brasil quanto internacionalmente. Fabricantes globais podem interromper ou deixar o segmento devido a custos, abrindo espaço para novos fornecedores como o Butantan.

No Brasil, a retomada da produção de soros por outras instituições como a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e o Instituto Vital Brazil (IVB) permite ao Butantan dedicar mais recursos à exportação. Anteriormente, o Butantan era o único fornecedor nacional, o que limitava sua capacidade de atender pedidos internacionais. Com a demanda nacional mais distribuída e a melhoria da eficiência interna, o instituto está apto a atender mais nações.

“Por, até então, ser o único fornecedor nacional, acabávamos recusando pedidos de outros países por falta de capacidade sobressalente. Com a demanda nacional ajustada e a melhoria na eficiência dos processos internos, agora será possível atender a mais nações”, reforça Felipe Carvilhe.

A construção do novo Centro de Produção de Soros (CPS) é outro fator crucial, com previsão de dobrar a capacidade produtiva do instituto a médio prazo. O objetivo é manter o compromisso com o Ministério da Saúde brasileiro enquanto amplia a atuação internacional, garantindo o equilíbrio entre as demandas.

Menu