TV Brasil exibe neste domingo (14) edição especial do “Brasil no Mundo” com foco em geopolítica e Copa do Mundo de 2026
A TV Brasil apresenta neste domingo, 14 de junho, às 19h30, uma nova edição do programa Brasil no Mundo. A atração promete aprofundar a análise sobre os principais acontecimentos internacionais e suas repercussões no Brasil, com destaque especial para a geopolítica do futebol e o contexto da Copa do Mundo de 2026.
O programa contará com a participação de convidados renomados para debater esses temas complexos. A discussão sobre o esporte como ferramenta geopolítica e as dinâmicas envolvidas na organização e realização de eventos como a Copa do Mundo são centrais nesta edição. A influência do futebol nas relações internacionais e na projeção de países no cenário global será explorada.
Conforme informação divulgada pela TV Brasil, além da temática futebolística, o episódio abordará outros assuntos de relevância internacional. Serão discutidos os temas que estarão em pauta na próxima reunião do G7, a atualização sobre a guerra entre Irã e Israel, os protestos que ocorrem na Bolívia, e as recentes eleições no Peru e na Colômbia. A diversidade de assuntos reflete o compromisso do programa em cobrir um amplo espectro de eventos globais.
Carlos Eduardo Martins, especialista em Relações Internacionais, é convidado para o debate
O programa terá a honra de receber o cientista político Carlos Eduardo Martins como convidado especial. Martins possui uma sólida formação acadêmica, sendo graduado em Sociologia e Política pela PUC-Rio, mestre em Administração pela FGV e doutor em Sociologia pela USP. Atualmente, ele leciona no Instituto de Relações Internacionais e Defesa da UFRJ, trazendo uma perspectiva acadêmica e analítica para as discussões.
A expertise de Carlos Eduardo Martins em ciência política e relações internacionais é fundamental para dissecar as complexas relações entre o futebol, a política e os interesses nacionais e internacionais. Sua participação promete enriquecer o debate sobre como a Copa do Mundo de 2026 se insere nesse intrincado tabuleiro geopolítico.
Cristina Serra, Jamil Chade e Yan Boechat conduzem as análises
O programa Brasil no Mundo é conduzido por um trio de jornalistas experientes e com vasta atuação em cobertura internacional: Cristina Serra, com cerca de 40 anos de carreira e passagem pela TV Globo; Jamil Chade, correspondente com duas décadas de experiência na ONU em Genebra, colaborando com veículos como BBC e CNN; e Yan Boechat, que há 20 anos cobre conflitos internacionais para jornais como Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.
A equipe do programa se dedica a discutir os grandes acontecimentos globais com profundidade e clareza, explicando seus reflexos no Brasil. A combinação de análises de contexto, explicações acessíveis e entrevistas com especialistas como Carlos Eduardo Martins visa oferecer ao público uma compreensão mais completa do cenário mundial e de seus impactos diretos e indiretos.
Copa do Mundo de 2026: Um palco para a geopolítica do futebol
A Copa do Mundo de 2026, que será sediada conjuntamente por Estados Unidos, Canadá e México, já se configura como um evento de grande relevância geopolítica. A escolha dos países-sede, as infraestruturas necessárias, as questões de segurança e a projeção de imagem das nações envolvidas são apenas alguns dos aspectos que serão debatidos no programa.
A relação entre o esporte e o poder, a diplomacia esportiva e como eventos de magnitude global como a Copa do Mundo podem ser utilizados para fortalecer laços internacionais ou, por vezes, evidenciar tensões, serão temas centrais na discussão. A geopolítica do futebol, portanto, ganha contornos ainda mais interessantes quando pensada a partir da próxima edição do maior torneio de futebol do planeta.
O programa Brasil no Mundo e sua missão informativa
O Brasil no Mundo tem como missão desvendar as complexidades do cenário internacional para o público brasileiro. Através de debates qualificados e análises aprofundadas, o programa busca iluminar os caminhos que conectam o Brasil ao restante do globo, abordando desde questões políticas e econômicas até culturais e sociais.
A forma como a Copa do Mundo de 2026 e a geopolítica do futebol se entrelaçam é um exemplo claro do tipo de análise que o programa se propõe a fazer, mostrando como eventos aparentemente distantes podem ter implicações diretas em nosso cotidiano. A exibição ocorre neste domingo, 14 de junho, às 19h30, na TV Brasil, com reprise na madrugada de domingo para segunda, às 2h.
