USD ... | EUR ... | PETR4 R$ 37,24 ▼ -1,38% | VALE3 R$ 84,82 ▲ 0,59% | ITUB4 R$ 33,50 ▲ 1,12% | B3SA3 R$ 12,40 ▼ -0,45% | BBAS3 R$ 56,90 ▲ 0,22% | IBOV 127.000 pts ▼ -0,80% | BTC R$ 340.000 ▲ 2,00% | JA Money Acompanhe em tempo real
ADVERTISEMENT

Brasil e Índia unem forças para produzir vacinas e remédios contra câncer e doenças tropicais, impulsionando o SUS e a inovação

Brasil busca parceria com a Índia para produção de medicamentos e vacinas essenciais

O governo brasileiro demonstrou forte interesse em firmar uma cooperação com a Índia visando a produção conjunta de medicamentos e vacinas. A iniciativa visa fortalecer a capacidade de ambos os países na área da saúde e ampliar o acesso a tratamentos importantes.

A proposta foi apresentada pelo Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a visita oficial do presidente Lula a Nova Delhi. O foco principal é a colaboração entre instituições públicas e empresas dos dois países para a fabricação de fármacos oncológicos e também de remédios voltados para o combate a doenças tropicais.

Essa aproximação estratégica, conforme divulgado pelo governo brasileiro, também abrange a troca de experiências e o aprimoramento dos sistemas públicos de saúde, buscando garantir o acesso gratuito e de qualidade aos serviços para a população. Essa é uma notícia importante para o futuro da saúde pública no Brasil.

Parceria estratégica em saúde pública

Durante encontros com os ministros indianos Jagat Prakash Nadda e Prataprao Jadhav, Padilha destacou a importância da colaboração. Ele enfatizou que tanto o Brasil quanto a Índia possuem sistemas públicos de saúde robustos e uma significativa capacidade científica, além de um papel estratégico no Sul Global. Essa sinergia pode resultar em um acesso mais amplo da população a medicamentos essenciais.

A cooperação em saúde é vista como um caminho para fortalecer a produção local e impulsionar a inovação. O ministro brasileiro convidou a Índia a integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo, reforçando o desejo de que ambos os países estejam na vanguarda de uma nova agenda internacional de saúde. Essa agenda prioriza a produção local, a inovação e a cooperação solidária.

Inteligência artificial e saúde digital em pauta

Outro ponto relevante discutido entre as autoridades brasileiras e indianas foi o uso de tecnologias digitais e inteligência artificial na organização dos sistemas públicos de saúde. O intercâmbio nesse campo tem o potencial de modernizar o Sistema Único de Saúde (SUS), ampliar o acesso a serviços e qualificar o cuidado oferecido à população brasileira.

Biblioteca digital de medicina tradicional

Uma proposta adicional apresentada foi a criação de uma biblioteca digital de medicina tradicional. O objetivo é reunir evidências científicas, protocolos, estudos clínicos, registros históricos e boas práticas relacionadas a práticas integrativas e complementares em saúde. Essa iniciativa visa consolidar e disseminar o conhecimento sobre terapias tradicionais, enriquecendo as opções de cuidado em saúde.

Menu