Terça-feira, 15 de Setembro de 2026 às 01:09
ADVERTISEMENT

Brasil é campeão invicto do Pré-Olímpico e garante vaga em Los Angeles 2028 com vitória sobre Argentina

Brasil conquista vaga olímpica para Los Angeles 2028 com título invicto no Pré-Olímpico Sul-Americano

A seleção brasileira feminina de vôlei alcançou um feito notável neste domingo, 13 de agosto, ao garantir sua vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028. A conquista veio com a vitória invicta no Torneio Pré-Olímpico Sul-Americano, realizado no Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Em uma campanha impecável, a equipe brasileira não perdeu nenhum set, demonstrando grande força e consistência ao longo da competição. O título continental, o 24º da história para o Brasil, assegura a participação na próxima Olimpíada.

Com essa classificação, o Brasil se junta a outras cinco seleções já garantidas em Los Angeles 2028: Estados Unidos (país sede), Turquia, Egito, Tailândia e Canadá. A informação foi divulgada pelo Time Brasil. A ponteira Gabi, maior pontuadora brasileira na partida decisiva, com 13 acertos, celebrou a conquista com emoção.

Vitória sobre a Argentina sela o título e a vaga olímpica

A partida final contra a Argentina, vencida por 3 sets a 0 (26/24, 25/19 e 25/16), foi marcada pela garra brasileira. O primeiro set apresentou um desafio maior, com as argentinas chegando a abrir uma vantagem considerável. No entanto, com uma virada inspirada e o apoio massivo da torcida, o Brasil conseguiu reverter o placar, fechando a parcial em 26/24.

A partir do segundo set, a superioridade brasileira ficou ainda mais evidente. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães ampliou a vantagem, com destaque para Julia Bergmann, que substituiu Ana Cristina e contribuiu significativamente para o placar. Um ace de Gabi selou a vitória por 25 a 19 no segundo set.

Domínio brasileiro e projeções para o futuro

O terceiro set manteve o ritmo de domínio da seleção brasileira. Apesar de um breve momento de reação argentina no início, o Brasil retomou o controle da partida. Uma jogada de Gabi, defendendo uma bola com o pé em uma demonstração de habilidade e determinação, contagiou a torcida e impulsionou a equipe para fechar o set em 25 a 16, garantindo assim o título e a tão sonhada vaga em Los Angeles 2028.

“A gente tem dois anos de tranquilidade para conseguir trabalhar, desenvolver esse grupo que tem mostrado uma força muito grande. E o que a gente mais quer é o ouro. A gente bateu na trave em alguns momentos mas a equipe tem mostrado o potencial que tem e eu tenho certeza que a gente vai conseguir no Mundial [2027] e na Olimpíada chegar no lugar mais alto”, projetou Gabi em depoimento à TV Globo.

Menu