Quinta-feira, 22 de Outubro de 2026 às 10:07
ADVERTISEMENT

Alerta de Tempestades: INMET prevê chuvas intensas e perigo em toda a faixa leste do Brasil com baixa umidade no Nordeste

INMET alerta para tempestades em toda a faixa leste do país, com atenção especial para o Nordeste

Uma **área de baixa pressão atmosférica**, localizada entre o norte da Argentina, o oeste do Paraguai e o sul da Bolívia, intensifica as condições para a ocorrência de **tempestades severas** em grande parte do leste brasileiro nesta quinta-feira (22). O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de perigo potencial para diversas regiões, indicando a necessidade de **atenção e cuidados redobrados**.

As previsões apontam para a possibilidade de chuvas fortes acompanhadas de trovoadas, ventos intensos e até mesmo queda de granizo em várias áreas. O alerta abrange desde a Região Norte até a Região Sul, passando pelo Centro-Oeste e Sudeste, com exceção do Nordeste, que enfrenta um cenário diferente, marcado pela **baixa umidade do ar**.

A população deve ficar atenta às recomendações das autoridades e aos boletins meteorológicos atualizados. A combinação de instabilidade atmosférica e, em algumas áreas, a baixa umidade, exige um preparo adequado para lidar com os efeitos desses fenômenos climáticos. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Regiões Norte e Centro-Oeste em alerta para tempestades

Na **Região Norte**, o Acre, Rondônia e as áreas sul e oeste do Amazonas já estão sob aviso amarelo de perigo potencial para tempestades, com **chuvas e trovoadas isoladas**. Há também a possibilidade de chuva isolada em Roraima, no sul do Pará e no oeste do Tocantins. As temperaturas na região variam, com mínima de 23°C em Rio Branco e máxima de 37°C em Palmas.

O **Centro-Oeste** também não escapa das instabilidades. Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e as regiões noroeste e sul de Mato Grosso estão sob aviso amarelo para tempestades, especialmente nas áreas de fronteira e divisa com outros estados. Chuvas isoladas também são esperadas no centro de Goiás e no Distrito Federal. As temperaturas entre as capitais variam de 20°C em Brasília a 36°C em Cuiabá.

Sudeste e Sul em risco de tempestades severas

O **Sudeste brasileiro** está em alerta, com aviso amarelo de perigo potencial para tempestades em São Paulo, no Triângulo Mineiro e nas regiões sul e centro de Minas Gerais. Rio de Janeiro, Espírito Santo e o nordeste de Minas Gerais podem registrar **chuvas de forma isolada**. As temperaturas mínimas nas capitais registram 17°C em Belo Horizonte, com máxima de 28°C na mesma capital.

A **Região Sul** está completamente sob aviso amarelo de perigo potencial para **tempestades**, indicando que toda a área está suscetível a chuvas intensas e outros fenômenos associados. As temperaturas na região variam, com mínima de 12°C em Curitiba e máxima de 24°C em Porto Alegre.

Nordeste enfrenta baixa umidade, mas com possibilidade de chuvas isoladas

No **Nordeste do país**, o cenário é de **baixa umidade relativa do ar**, com aviso amarelo de perigo potencial para o leste do Maranhão, Piauí, centro-sul do Ceará, sudoeste do Rio Grande do Norte, oeste da Paraíba, centro e oeste de Pernambuco e noroeste da Bahia. Apesar da seca em algumas áreas, há **possibilidade de chuvas isoladas** em toda a faixa litorânea. As temperaturas nas capitais variam de 22°C em Recife a 39°C em Teresina.

Recomendações e cuidados em áreas de risco

Diante do alerta de tempestades, o INMET recomenda que a população evite áreas de risco, como encostas e locais sujeitos a alagamentos. É importante também **desligar aparelhos elétricos** e **evitar usar o telefone na tomada** durante as tempestades com raios. Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser acionada pelo número 199. A **atenção aos avisos meteorológicos** é fundamental para garantir a segurança de todos.

Menu