USD ... | EUR ... | PETR4 R$ 37,24 ▼ -1,38% | VALE3 R$ 84,82 ▲ 0,59% | ITUB4 R$ 33,50 ▲ 1,12% | B3SA3 R$ 12,40 ▼ -0,45% | BBAS3 R$ 56,90 ▲ 0,22% | IBOV 127.000 pts ▼ -0,80% | BTC R$ 340.000 ▲ 2,00% | JA Money Acompanhe em tempo real
ADVERTISEMENT

Teresópolis: União entrega Quinta do Lebrão para regularizar 10 mil famílias e acabar com conflito fundiário histórico

Governo Federal transfere área histórica para Teresópolis, garantindo dignidade e posse definitiva a milhares de famílias

Um marco para a história de Teresópolis e para a política de regularização fundiária no Brasil foi alcançado nesta quinta-feira (5). O governo federal, por meio de um acordo histórico, transferiu um vasto terreno de aproximadamente 2,8 milhões de metros quadrados, conhecido como Quinta do Lebrão, para a prefeitura do município. Essa gleba, que estava sob registro do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), era palco de um dos maiores conflitos fundiários urbanos do país, gerando insegurança para mais de 35 mil habitantes.

A transferência oficial do terreno, que se arrastava desde 2017, representa a conclusão de um longo processo judicial e abre caminho para a **regularização fundiária** de cerca de 10 mil imóveis residenciais. A expectativa é que, com a posse definitiva garantida, essas famílias conquistem a segurança e a dignidade que há anos aguardavam, transformando a realidade de comunidades inteiras.

Essa iniciativa, celebrada por lideranças comunitárias e pelo poder público, demonstra um compromisso com a justiça social e com o direito à moradia. Conforme informação divulgada pelo Palácio do Planalto, o ato de repasse da área da União para a prefeitura selou a promessa de entregar títulos de propriedade e encerrar um ciclo de incertezas.

Fim de um conflito histórico e início da regularização

A gleba Quinta do Lebrão era um emblemático caso de impasse fundiário. O acordo judicial que pôs fim à disputa pela posse foi assinado no final do ano passado, envolvendo o INSS, a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e a prefeitura de Teresópolis. A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, destacou a importância da resolução: “Essa era a região mais emblemática que a gente queria resolver. Estamos finalizando a discussão judicial e iniciando o processo de regularização para as famílias”.

Além da transferência de posse, o governo federal está destinando recursos para auxiliar a prefeitura nos custos de registros em cartório e na titulação das casas em nome das famílias. Essa ação conjunta entre os ministérios das Cidades e da Gestão e Inovação em Serviços Públicos visa agilizar o processo e garantir que a regularização fundiária ocorra de forma eficiente.

Expectativa de entrega rápida dos títulos de propriedade

Apesar de a prefeitura de Teresópolis ter um prazo de 36 meses para concluir todo o processo de regularização, a expectativa do governo federal é que os primeiros títulos de propriedade sejam entregues em apenas três meses, com a maioria das regularizações concluídas em até um ano. O prefeito de Teresópolis, Leonardo Vasconcellos, comemorou a conquista: “Não tem preço a pessoa construir sua casa e, a partir de hoje, ela se tornar herança para esposa, para os netos”.

A área transferida abrange três comunidades: a Quinta do Lebrão, a maior delas com três mil moradias, Fonte Santa com 520 moradias e Álvaro Paná com 480 moradias. O ministro das Cidades, Jader Filho, reforçou o compromisso do governo: “As terras públicas federais onde as pessoas e as famílias moram, este governo não vai desalojar nenhuma delas. Pelo contrário, nós vamos legalizar e dar dignidade e segurança às famílias brasileiras”.

Regularização fundiária volta a ser prioridade nacional

O ministro Jader Filho ressaltou que a regularização fundiária voltou a ser uma prioridade no Brasil, com planos de expandir essas ações para todo o país. Ele citou o exemplo de Belém, no Pará, onde cerca de 150 mil famílias vivem em situação semelhante. A iniciativa em Teresópolis serve como um modelo para outras regiões, onde milhares de famílias aguardam a posse definitiva de seus lares em áreas públicas da União, buscando segurança jurídica e cidadania plena.

Menu