USD ... | EUR ... | PETR4 R$ 37,24 ▼ -1,38% | VALE3 R$ 84,82 ▲ 0,59% | ITUB4 R$ 33,50 ▲ 1,12% | B3SA3 R$ 12,40 ▼ -0,45% | BBAS3 R$ 56,90 ▲ 0,22% | IBOV 127.000 pts ▼ -0,80% | BTC R$ 340.000 ▲ 2,00% | JA Money Acompanhe em tempo real
ADVERTISEMENT

Vereador Caio Mãos Solidárias anuncia Seminário do Autista em Arujá

O vereador Caio Mãos Solidárias anunciou, durante coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (24), na Câmara Municipal de Arujá, a realização do Seminário do Autista, marcado para o dia 24 de julho, a partir das 18h, no salão do Lions Clube.

De acordo com o parlamentar, o encontro tem como objetivo reunir educadores, especialistas, representantes da sociedade civil, famílias atípicas e autoridades para debater as demandas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Arujá e no Alto Tietê. A proposta é ampliar o diálogo, identificar desafios e contribuir para o fortalecimento de políticas públicas voltadas às pessoas autistas e suas famílias.

Caio informou ainda que o seminário contará com a presença do deputado federal Fernando Marangoni, que, segundo o vereador, atua como relator da Comissão Especial da Pessoa com Autismo no Congresso Nacional. A expectativa é que a participação do parlamentar contribua para um debate construtivo sobre avanços legislativos e medidas que possam melhorar o atendimento a este público.

Antes mesmo de formular o seminário, Caio Mãos Solidárias já vinha atuando diretamente na pauta. Fisioterapeuta de profissão, ele presidiu por seis anos o Instituto Fluxo, em Arujá, período em que teve contato próximo com famílias atípicas do município. Segundo ele, essa vivência reforçou a percepção de que essas famílias precisam de cada vez mais suporte, acolhimento e atendimento especializado.

O vereador avalia que Arujá tem avançado na área, mas defende que ainda há muito a ser feito. “Isso porque o nosso prefeito Luís Camargo também compartilha desta visão e vem ampliando o atendimento básico, mas, diante do grande número de pessoas com laudo de autismo, precisamos avançar ainda mais. O Brasil todo precisa”, afirmou.
Entre as iniciativas apresentadas por Caio estão projetos voltados à ampliação dos direitos das famílias atípicas e das pessoas com deficiência. Um deles prevê a isenção de IPTU para famílias atípicas, proposta que ainda está em tramitação e vem sendo discutida com o Executivo. O vereador também é autor de projeto que homenageia empresas locais que contratam um número maior de pessoas com deficiência do que o exigido pela legislação.

Durante a coletiva, Caio também destacou a proposta de criação de um Centro de TEA em Arujá, voltado a oferecer atendimento amplo e especializado. Segundo o parlamentar, o projeto ainda está em construção junto ao Poder Executivo, mas seu mandato está à disposição do prefeito Luís Camargo para auxiliar na busca de recursos e parcerias que permitam transformar a iniciativa em realidade.

Para o vereador, o Seminário do Autista será mais um passo importante para aproximar poder público, especialistas e famílias, criando um espaço de escuta, debate e construção coletiva em torno de uma pauta que exige sensibilidade, planejamento e compromisso permanente.

Menu