Os muros da Escola Estadual Amadeu Rodrigues Norte, na Vila Pedroso, em Arujá, ganharam vida e novas cores durante o mês de novembro. Ao todo, cerca de 120 alunos criaram uma grande obra de arte a céu aberto com a assinatura do artista plástico Alexandre Filiage, reconhecido internacionalmente pelas obras que retratam a fauna brasileira.
A ação social faz parte do Projeto Grafite, que incluiu aulas teóricas e práticas sobre grafite profissional. A iniciativa tem como objetivo promover a democratização do acesso à cultura, lazer e entretenimento para a população infantojuvenil.
Os trabalhos tiveram início com aulas teóricas. Em seguida, junto com o artista, os estudantes colocaram a mão na massa e participaram ativamente da criação de um mural com imagens que retratam o tema Empoderamento Feminino.
De acordo com organizadores do projeto, equipamentos de segurança como máscaras, luvas e óculos foram entregues a todos os participantes para evitar a inalação de produtos químicos e protegê-los de qualquer situação que ofereça risco.
Realização
O Projeto Grafite é uma realização do Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) com o patrocínio da empresa MAHLE.
Oficinas de Grafite
As oficinas de artes plásticas incluíram aulas teóricas e práticas. Os participantes foram convidados a grafitar coletivamente e farão parte da construção de uma grande obra de arte. As aulas incluem ensinamentos sobre:
– História do grafite
– Principais artistas de cada época
– Como diferenciar grafite de pichação
– Técnicas tradicionais como o uso de spray e como aplicar, distância e velocidade no uso
– Tipo de tinta (óleo ou acrilica)
– Uso de estêncil, aerógrafo, giz de cera, giz pastel, giz oleoso e de que forma é possível obter visão de profundidade nas obras
Alexandre Filiage
Filiage trabalhou como ilustrador publicitário em São Paulo e viveu nove anos na Espanha. Lá, teve contato com o trabalho de muralistas que o inspiraram a seguir a trajetória da pintura mural.
De volta ao Brasil, desenvolveu uma técnica de pintura multicolorida e de formas estilizadas, utilizando nas imagens plantas e animais típicos dos locais onde as obras são realizadas, com influência da pop arte e da ilustração norte-americana.
Sobre a MAHLE
A MAHLE é um parceiro de desenvolvimento internacional líder e fornecedor para a indústria automotiva com clientes nos setores de automóveis de passageiros e veículos comerciais. O grupo de tecnologia, fundado em 1920, está trabalhando na neutralidade climática da mobilidade do futuro, com foco na eletro-mobilidade e no gerenciamento térmico, bem como em outros campos de tecnologia, como células de combustível ou motores de combustão movidos a combustíveis alternativos e hidrogênio. Atualmente, a participação de suas vendas obtidas independentemente do motor de combustão interna para carros de passageiros é de cerca de 60%.
Em 2021, a MAHLE gerou vendas de 10,9 bilhões de euros e está representada em mais de 30 países, com mais de 71.000 funcionários em 160 locais de produção e 12 grandes centros de pesquisa e desenvolvimento.
A empresa possui o Programa MAHLE de Responsabilidade Social que contempla várias iniciativas voltadas à educação & cultura, saúde & bem-estar e diversidade & inclusão, abrangendo colaboradores, familiares e as comunidades onde atua diretamente.
Sobre o Instituto Eco Ambiental (IEAS)
O Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) sem fins lucrativos, que tem como foco a preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável.