Seleção Brasileira Feminina: Elias convoca veteranas e novatas para amistosos rumo à Copa do Mundo 2027
O técnico Arthur Elias anunciou nesta quinta-feira (12) a lista de 26 jogadoras convocadas para os primeiros amistosos da Seleção Brasileira feminina em 2026. Os jogos contra Costa Rica, Venezuela e México são parte crucial da preparação para a Copa do Mundo de 2027, que será sediada no Brasil. A convocação traz retornos importantes e uma nova promessa.
Entre as novidades, a jovem catarinense Maiara Carolina Niehues, de 21 anos e atuando pelo Angel City (EUA), recebe sua primeira chance de vestir a camisa da Seleção. A lista também marca o retorno de seis atletas experientes, incluindo a meio-campista Luana, que superou um linfoma e volta a ser relacionada após um período afastada dos gramados e da Amarelinha.
O treinador enfatizou a escolha das jogadoras com base em sua preparação e momento nas ligas de seus clubes. “A gente vive momentos diferentes em cada liga e em cada país na temporada, então a prioridade foi trazer jogadoras que já atuaram ou estão iniciando as competições, jogadoras que já tiveram o período de pré-temporada completo, e que entendemos que estão mais bem preparadas”, explicou Elias em coletiva na CBF.
Retornos experientes e a força de Luana e Tamires
O retorno da meio-campista Luana é um dos destaques da lista. Após superar um câncer no sistema linfático (Linfoma de Hodgkin) e retornar a atuar pelo Orlando Pride (EUA) em setembro, ela agora volta a ter a oportunidade na Seleção. Arthur Elias destacou a importância de Luana para o elenco.
“O retorno é para a gente trazer a Luana para perto da seleção, uma jogadora que tem características distintas das meio-campistas que a gente vem colocando. É muito experiente, já trabalhei com ela muitos anos, sei das qualidades que ela tem para facilmente se encaixar no jogo da seleção”, afirmou o técnico, ressaltando a confiança na atleta.
Outra veterana que retorna é a lateral esquerda Tamires, de 38 anos. Destaque no recente Mundial de Clubes feminino pelo Corinthians, Tamires não era convocada por Elias desde os Jogos Olímpicos de Paris 2024. O treinador defendeu sua convocação, mesmo diante de questionamentos sobre a idade.
“A gente sabe que, pela idade, muitas pessoas questionam até como elas [as jogadoras] vão chegar para a Copa do Mundo, mas vocês viram o que a [Gabi] Zanotti fez na convocação, fez agora no Interclubes, e a Tamires também”, argumentou Elias. “A Tamires tem muita experiência na seleção brasileira, fez competição agora no começo do ano, não vejo neste momento outras laterais melhores do que ela. É um retorno que me deixa muito contente por mérito da Tamires, pelo que ela fez. A seleção está aberta para todas as jogadoras, independente de idade”, concluiu.
Amistosos internacionais e preparação contínua
Os amistosos serão realizados fora de casa. O primeiro confronto será contra a Costa Rica, no dia 27 de fevereiro. Na sequência, a Seleção encara a Venezuela em 4 de março e o México em 7 de março. Estes jogos são fundamentais para a equipe testar formações e entrosamento.
Além desses compromissos, a diretora de seleções femininas, Cris Gambaré, anunciou que a Seleção Brasileira fará um amistoso contra os Estados Unidos no Brasil, entre 1º e 9 de junho, durante a Data Fifa. A definição do local ainda está pendente.
A lista de convocadas completa para estes amistosos inclui jogadoras de diversos clubes nacionais e internacionais, mostrando a força e o alcance do futebol feminino brasileiro. A integração de novas talentos como Maiara e o retorno de peças-chave como Luana e Tamires indicam um planejamento estratégico para fortalecer a equipe visando os desafios futuros, especialmente a Copa do Mundo de 2027 em casa.
Detalhes dos próximos jogos da Seleção Feminina
Os confrontos amistosos da Seleção Brasileira Feminina estão agendados com os seguintes detalhes:
- Brasil x Costa Rica: 27 de fevereiro, no Estadio Alejandro Morera Soto, em Alajuela, às 22h.
- Brasil x Venezuela: 4 de março, no Centro de Treinamento da Federação Mexicana de Futebol, em Toluca, às 18h.
- Brasil x México: 7 de março, no Estádio Ciudad de los Deportes, na Cidade do México, às 20h.
A convocação, divulgada pela CBF, reflete a busca contínua por um elenco competitivo e diversificado, capaz de representar o Brasil nos mais altos níveis do futebol feminino mundial. A preparação para a Copa do Mundo de 2027 já começou, e esses amistosos são passos importantes nessa jornada.
Lista Completa de Convocadas
A lista de 26 jogadoras convocadas por Arthur Elias para os amistosos é composta por:
- GOLEIRAS: Lelê (Corinthians), Thaís (Benfica/POR), Cláudia (Cruzeiro).
- DEFENSORAS: Tarciane (Lyon/FRA), Mariza (Tigres/MEX), Thaís Ferreira (Corinthians), Lauren (Atlético de Madrid/ESP), Yasmim (Real Madrid/ESP), Fê Palermo (Palmeiras), Tamires (Corinthians), Gi Fernandes (Corinthians), Bela (PSG/FRA).
- MEIO-CAMPISTAS: Duda Sampaio (Corinthians), Ana Vitória (Corinthians), Maiara (Angel City/EUA), Brena (Palmeiras), Luana (Orlando Pride/EUA).
- ATACANTES: Kerolin (Manchester City/ING), Bia Zaneratto (Palmeiras), Tainá Maranhão (Palmeiras), Gabi Zanotti (Corinthians), Jheniffer (Tigres/MEX), Luany (Atlético de Madrid/ESP), Jaque (Corinthians), Adriana (Al-Qadsiah/SAU), Geyse (América/MEX).
A Seleção Brasileira feminina segue firme em sua preparação, com o objetivo de brilhar na Copa do Mundo de 2027, jogando em casa.
