Segunda-feira, 14 de Setembro de 2026 às 14:12
ADVERTISEMENT

PF Garante Acesso Total aos Dados do Celular de Daniel Vorcaro e Afirma Capacidade de Enviar Cópia Idêntica a Ministros do STF

Polícia Federal tem celular de Vorcaro e garante envio de dados a ministros do STF, após solicitação de Fachin e PGR

A Polícia Federal (PF) comunicou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, que os dados extraídos do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro estão seguros e preservados sob a custódia da instituição. A PF declarou possuir condições técnicas para enviar uma cópia idêntica do material a todos os ministros que manifestarem interesse, como já fizeram Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin.

A manifestação da PF ocorreu neste domingo (13), em resposta direta a um pedido feito por Fachin na noite de sábado (12). O presidente do STF buscava informações sobre a guarda do material obtido do aparelho de Vorcaro e seu estado de conservação, especialmente após uma negativa do ministro André Mendonça em liberar o acesso.

Mendonça, relator do caso Master, havia informado que a mídia em seu gabinete era uma cópia de segurança, lacrada e inacessível, destinada a ser usada apenas em casos de perda ou extravio do original, que estaria com a PF. A PF, por sua vez, confirmou ter recebido um pedido do gabinete de Mendonça e encaminhado a cópia dos dados solicitada.

PGR Reitera Necessidade de Acesso Integral aos Dados por Todos os Ministros

A Procuradoria-Geral da República (PGR) também se pronunciou, reforçando ao STF a importância de que todos os ministros tenham acesso completo aos dados extraídos do celular de Daniel Vorcaro. Essa solicitação visa garantir que todos estejam plenamente informados antes da sessão marcada para esta terça-feira (15), buscando assegurar a igualdade de condições no julgamento.

Em sua manifestação na sexta-feira, a PGR argumentou que a manutenção do acesso restrito a parte do conteúdo compromete a paridade entre os integrantes da Corte. A Procuradoria destacou que o conhecimento integral das informações é crucial para um julgamento colegiado justo e igualitário.

Liberação Parcial de Sigilo Gera Debate no STF

Anteriormente, Edson Fachin havia determinado a derrubada do sigilo das investigações que envolvem o Banco Master. No entanto, o ministro André Mendonça procedeu com uma liberação parcial do conteúdo, sem permitir o acesso à mídia extraída do celular de Vorcaro nem mesmo aos demais ministros do STF, o que gerou a necessidade de novas solicitações e esclarecimentos.

A PF assegurou que o material original está intacto, com lacres íntegros e mecanismos de verificação de integridade digital. A instituição se coloca à disposição para atender às demandas dos ministros, garantindo a segurança e a autenticidade das informações compartilhadas no âmbito do processo.

Menu