Segunda-feira, 17 de Agosto de 2026 às 07:41
ADVERTISEMENT

Santos goleia Vasco em São Januário e respira fora do Z-4 do Brasileirão; Atlético-MG vence Grêmio

Santos desencanta no segundo tempo e atropela o Vasco em São Januário, garantindo respiro na elite do Brasileirão

O Santos conquistou uma vitória crucial na luta contra o rebaixamento ao vencer o Vasco por 3 a 0 em São Januário, neste domingo (16), pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. O resultado, transmitido ao vivo pela Rádio Nacional, marcou o primeiro triunfo santista como visitante na competição e tirou o time da zona de perigo.

Com o placar, o Alvinegro Praiano alcançou 25 pontos, deixando o Z-4 e ultrapassando o próprio Vasco, que permaneceu com 22 pontos e caiu para a 19ª posição. A vitória santista também causou uma alteração no Z-4, com o Internacional entrando na zona de rebaixamento.

O Vasco, apesar de ter tido mais presença ofensiva em alguns momentos, não conseguiu capitalizar suas chances e acabou sendo superado pela força santista no segundo tempo. A partida foi marcada por oportunidades perdidas de ambos os lados, mas a efetividade do Santos nos minutos decisivos fez a diferença.

Santos sai da Z-4 com vitória contundente contra o Vasco

A primeira grande chance do jogo foi do Santos, aos 14 minutos, com Gabriel finalizando rente à trave. Uma novidade nas regras da CBF foi aplicada quando o goleiro santista Gabriel Brazão pediu atendimento, resultando na saída temporária do atacante Neymar. O Vasco chegou com perigo aos 35 minutos com Lucas Piton, mas Gabriel Brazão defendeu. A resposta santista veio com Gustavo Caballero, que acertou o travessão.

No segundo tempo, o Vasco teve oportunidades claras com Tchê Tchê e Robert Renan, além de uma bola na trave de Puma Rodríguez, mas a falta de pontaria custou caro. Aos 22 minutos, a superioridade santista se materializou. Rony lançou Benjamin Rollheiser, que escorou para Gabriel, o centroavante abriu o placar com um chute no canto esquerdo.

Aos 31 minutos, em uma cobrança de falta de Neymar, o goleiro Léo Jardim rebateu a bola no peito do zagueiro santista Willian Arão, que acabou mandando para o próprio gol, ampliando o placar. Aos 35, em nova cobrança de falta de Neymar, Léo Jardim defendeu no canto, mas a sobra ficou com Luan Peres, que fechou o placar em 3 a 0.

Atlético-MG vence Grêmio e se aproxima do G-5

Em outro jogo da rodada, o Atlético-MG superou o Grêmio por 3 a 0 na Arena MRV, em Belo Horizonte. Com o resultado, o Galo chegou a 32 pontos e se aproximou do grupo que briga por vagas na Libertadores. O Tricolor gaúcho, com 25 pontos, segue ameaçado pela proximidade da zona de rebaixamento.

O Galo abriu o placar aos 18 minutos do primeiro tempo com Vitor Hugo, após escanteio de Igor Gomes. Na segunda etapa, aos 16 minutos, Renan Lodi cruzou para Tomás Cuello marcar o segundo. Três minutos depois, Cuello aproveitou a sobra de um chute de Bernard para definir o placar.

Menu