‘Zerando’ a fila do Cross em arujá: programa ‘mutirão de cirurgias’ já contemplou mais de 660 pessoas

A Prefeitura de Arujá vem realizando uma ação de suma importância para aqueles que esperam anos na fila da Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (CROSS). Trata-se do Programa “Mutirão de Cirurgias”, que só neste ano já realizou 664 cirurgias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com hospitais privados da cidade e região.
O programa vem resgatando pacientes que, muitas vezes, já estavam com seus exames pré-operatórios obsoletos, fazendo com que tenham uma nova consulta e refaçam os procedimentos antes de serem encaminhados para as cirurgias. Vale destacar que a fila do Cross é coordenada pelo governo estadual.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o programa agrega as seguintes especialidades: cirurgia geral, vascular, ginecológica, ortopédica (mão, ombro, joelho pé e quadril). e bariátrica. Das 664 cirurgias realizadas, 236 foram varicectomias bilaterais, 215 ginecológicas, 113 videocolecistectomias, 32 ortopédicas de joelhos, 27 para a correção de hérnias, 14 ortopédicas para retirada de fios e hastes, 10 ortopédicas de ombros e mais 10 de mãos, 03 ortopédicas de quadris e 01 de pé e 03 bariátricas; esta última teve início no programa no início deste mês (outubro).
Ainda neste ano, serão realizados mais de 800 procedimentos cirúrgicos variados e, seguindo este trabalho, a administração municipal pretende atender a todas as pessoas que esperam por cirurgias que estão cadastradas no sistema Cross, no menor tempo possível.

Assuntos que você pode gostar