A Câmara Municipal de Arujá sediou hoje, durante manhã e tarde, a programação da 6ª Conferência Municipal dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, que segue por esta quinta-feira (14, tendo como pauta a discussão sobre os impactos da pandemia de Covid sobre este público específico. Além de vereadores e secretários municipais, o evento contou com a manifestação da estudante Sara, integrante da Guarda Mirim Municipal, que falou sobre as inseguranças vividas pelas crianças e adolescentes durante os dois anos em que se viram privados de socialização e das atividades escolares. Ela destacou que o futuro da nação pertence aos jovens, mas isso passa pela iniciativa dos adultos em elaborar políticas públicas adequadas às suas necessidades atuais.
Além de contar com a palestra da psicóloga Camila Brito, o evento colocou em discussão por meio de grupos, as situações vividas pelas crianças e jovens durante os dois anos em que a Covid-19 foi uma ameaça mortal. As possíveis seqüelas psicológicas e enfermidades que podem ter um fundo emocional, ou mesmo seqüela físicas da doença, estiveram na pauta.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Maria Estela Romero Brito, assim como aconteceu nesta quinta, no expediente de sexta-feira crianças e adolescentes que desejarem expressar sua opinião poderão fazê-lo. “ Depois das falas iniciais nós vamos dividir os participantes em grupos e prosseguir com a discussão sobre as necessidades que o público nesta faixa etária passou a ter com a situação pandêmica, isso passa pela educação, saúde, segurança e outros aspectos. Em cima desta discussão serão geradas propostas para a implantação de políticas públicas e as que forem aprovadas na plenária serão encaminhadas à Conferência Estadual.
Além disso, vamos eleger três delegados que irão representar a cidade de Arujá na conferência estadual e defender estas propostas”, explicou.
Na ocasião, o vereador Luis Fernando Almeida, que representou o presidente da casa Abelzinho, que estava numa agenda em São Paulo, deu boas vindas ao público e enalteceu a fala da estudante Sara. “Também sou um ex-integrante da Guarda Mirim e fico feliz em ver como este programa contribui com o protagonismo juvenil. O que a Sara colocou aqui hoje é muito importante e nós vereadores estamos lutando para que haja cada vez mais qualidade de ensino, de segurança nas escolas e para que as crianças de hoje tenham o apoio tão necessário para se tornarem adultos conscientes e capazes”, disse. Luis Fernando ressaltou ainda que o Legislativo estará sempre à disposição para apoiar as iniciativas em favor da criança e do adolescente.
O prefeito Luís Camargo, que se encontra em Brasília, foi representado pelo secretário de Governo, Rogério da Padaria, que enfatizou os esforços da administração no sentido de garantir mais segurança aos escolares . “Nosso prefeito está em Brasília justamente em busca de recursos para garantir ações mais efetivas que garantam maior segurança e tranqüilidade aos nossos escolares diante desse problema que está acontecendo no país inteiro e gerando.