Vereadores participam de inauguração da obra de Centro de Iniciação Esportiva (CIE)

Vereadores participam de inauguração da obra de Centro de Iniciação Esportiva (CIE)

Os vereadores da Câmara de Suzano participaram na manhã de hoje (13) da solenidade de inauguração da obra do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), projeto que integra o Programa de Aceleração do Crescimento 2 (PAC 2) e que foi conquistado por meio do Ministério do Esporte. O evento contou com a participação dos parlamentares: Leandro Alves de Faria (PR), o Leandrinho; Gerice Lione (PR), a esposa do Prefeito da Academia; Neusa dos Santos de Oliveira (PSD); Rogério Gomes do Nascimento (PRP), o Rogério da Van; Edimilson Tavares de Assis (PDT), o Pau no Gato, Marcos Antonio dos Santos (PTB), o Maizena Dunga Vans e José Silva de Oliveira (MDB), o Zé Lagoa. Os deputados Márcio Alvino (PR – federal) e André do Prado (PR – estadual) também participaram da atividade que foi comandada pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PR).

Em seu discurso, Leandrinho ressaltou o empenho de Ashiuchi em resgatar o orgulho da cidade. “É um governo comprometido com a população”, opinou.

Segundo informações da prefeitura, o futuro equipamento público ficará no Jardim Santa Inês, no distrito do Boa Vista, e o investimento previsto é de cerca de R$ 4 milhões, com prazo de 12 meses para conclusão. O processo licitatório já foi concluído e neste momento o Executivo está acionando a empresa vencedora do certame para que os serviços possam ser realizados no local.

O CIE será construído em uma área pública municipal de 14.854 metros quadrados localizada na esquina das ruas Guilherme Garijo e Vicente Scálice. A unidade conquistada por Suzano é do modelo 3, o maior entre os disponíveis, com uma estrutura de 7.000 metros quadrados. No local haverá pista de corrida, pista para salto em distância, área para arremesso de peso – todas referentes a atletismo – e um ginásio para a prática das seguintes modalidades olímpicas: badminton, basquete, boxe, esgrima, ginástica rítmica, handebol, judô, levantamento de peso, lutas, taekwondô, tênis de mesa e vôlei. Também abrigará atividades de futsal e das modalidades paralímpicas esgrima em cadeira de rodas, goalball, halterofilismo, judô, tênis de mesa e vôlei sentado.

O ginásio terá espaço para quadra coberta com 40 metros de comprimento e 20 de largura e piso sintético. No local também haverá arquibancada com 177 lugares, espaço para academia, enfermaria, vestiários, copa, sala de professores e técnicos, depósito e salas de administração. Está prevista a utilização de materiais na obra que garantam conforto térmico e acústico aos alunos. Também serão atendidos requisitos de acessibilidade como rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras de rodas na arquibancada.

O Jardim Santa Inês foi escolhido como forma de atender a um dos critérios de prioridade quando da apresentação do projeto no Ministério do Esporte, que é o fato de ser um bairro inserido em uma região de alta vulnerabilidade social. Ao governo federal competirá a liberação da verba para a construção e a implantação do CIE. Já ao município, além da disponibilização da área, da contrapartida de cerca de R$ 360 mil e da realização do processo licitatório, caberá efetuar a gestão, o funcionamento e a manutenção da unidade e elaborar um plano de ação e uma política para desenvolvimento do esporte.

Legado

Essa proposta do governo federal é considerada o maior programa de infraestrutura para iniciação à prática esportiva. Também é tratada como um dos legados da realização da Olimpíada no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, em 2016. Entre os objetivos estão identificar talentos e formar atletas; ampliar a oferta de instalações públicas; incentivar a prática esportiva; e estimular o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento no País. O CIE vai compor a Rede Nacional de Treinamento e terá conexão com os programas Atleta na Escola, Mais Educação e Segundo Tempo, todos com atividades de iniciação em modalidades olímpicas e paralímpicas. No total, 263 municípios foram contemplados, somando 285 unidades.

Mais Notícias

Sidebar