UBS Marinópolis é certificada por engajamento em campanha de testagem de HIV e sífilis

Na sexta-feira (15), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Marinópolis foi certificada pela Secretaria Municipal de Saúde pelo destaque no engajamento na campanha estadual Fique Sabendo. Entre os dias 1°- Dia Mundial de Luta contra a Aids – e 7 de dezembro, quando há a intensificação de ações de testagem para HIV e sífilis, a unidade aplicou cem testes para tais doenças, registrando um aumento exponencial em relação a 2022, quando seis testagens semelhantes foram feitas no mesmo período.

Além disso, comparando-se o primeiro quadrimestre de 2023 com o terceiro quadrimestre de 2022, a unidade também registrou um aumento significativo, de 294%, nas testagens de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs),

Durante o período da campanha, os equipamentos de saúde pública de Guarulhos aplicaram um total de 1.658 testes rápidos para HIV, identificando quatro casos reagentes, e 1.576 testes para sífilis, com 40 casos positivos. Esses números representam um aumento de 24% nos testes rápidos para HIV e 18% para sífilis, em comparação com o ano anterior, o que evidencia o compromisso da Prefeitura no enfrentamento às ISTs.

A Secretaria da Saúde de Guarulhos incentiva a população a realizar testes regularmente, destacando a importância dos mesmos para o diagnóstico e a prevenção. Testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, preservativos e gel lubrificante estão disponíveis gratuitamente em todas as UBS do município. Endereços das unidades podem ser consultados em www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

Fotos: Divulgação

Assuntos que você pode gostar