Com uma solenidade realizada na noite de sábado (18), a Associação de Cavaleiros e Muladeiros de Arujá, que foi criada oficialmente em outubro de 2021, inaugurou sua sede social, instalada no Rancho VSM, no Bairro da Penhinha. Com esta nova estrutura física e organizacional a entidade, segundo explicou o presidente Antonio Valdemir Moraes, espera poder resgatar tradições com compromisso social e comprometimento com a causa animal.
“Estamos muito felizes em poder apresentar nossa sede social, que é fruto de muito trabalho e muita luta. Temos a honra de dizer que a Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Arujá está totalmente legitimada, com seu CNPJ e toda parte organizacional e que a partir de hoje estamos associando as pessoas que apoiam a nossa causa e que buscam o resgate das tradições culturais e também em mostrar nosso respeito e amor a estes animais que fazem parte de nossa história, pois o progresso deste país começou nos lombos dos cavalos e mulas”, afirmou Valdemir.
Conforme acrescentou o secretário geral da Associação, Eduardo Aparecido Barbosa, com esta infraestrutura, a associação espera atuar realizando eventos solidários e culturais. “Primeiramente será importante para podermos orientar e conscientizar os proprietários de cavalos e mulas sobre como cuidar e manter o bem estar dos mesmos. Também é objetivo da Associação realizar o trabalho social e para isso queremos, em breve, implantar aqui o recurso da equoterapia, tão importante para as pessoas com necessidades especiais, bem como desenvolver atividades culturais. Queremos trazer as crianças para visitar os animais , pois muitas delas não sabem a diferença entre um cavalo e uma mula. Hoje o mundo está moderno, mas nós precisamos manter o amor à natureza e aos animais e também desta forma valorizar as pessoas”, destacou.
Integrante da Associação dos Cavaleiros e Muladeiros de Arujá, o médico veterinário Gley Rosa Filho, que é formado há 15 anos e realizou especialização em agropecuária nos Estados Unidos, disse que a partir de agora a entidade inicia um trabalho de conscientização com os proprietários de cavalos e mulas, visando a saúde e bem estar do animal. “Vamos abordar desde a questão de uma simples ferradura, para que o animal participe de uma cavalgada até a questão das vacinas e do próprio chip, que dentro de 60 dias se torna obrigatório segundo nova legislação. Sobretudo, o trabalho da Associação vai fortalecer o amor que temos por estes animais que nos proporcionam tanta alegria e prazer, algo que não tem preço”, comentou em seu pronunciamento.
Apoio
Por ocasião da inauguração da sede social, o presidente da Associação, Antonio Valdemir Moraes agradeceu o apoio recebido da Prefeitura e Câmara Municipal. “Temos recebido grande apoio e somos muito gratos, pois sabemos que todos desejam resgatar as tradições da cidade de Arujá dentro deste compromisso que abraçamos com a causa social e com o bem estar animal”, disse.
Participaram da solenidade os vereadores Divinei da Silva, Genilson da Moto, Luís Fernando, Samoel Maia, Renan de Arujá e Cesar Gregório, que esteve representando seu pai, vereador Reynaldinho. O presidente da Câmara, Abelzinho, também esteve presente e levou sua palavra de aprovação e incentivo aos cavaleiros e muladeiros.
“É um momento histórico para a nossa cidade e parabenizo a todos os envolvidos na concretização deste passo tão importante para os projetos desta associação que é sua sede social. Estou feliz porque desde muito jovem acompanho o movimento destes cavaleiros, que amam seus animais, amam as tradições sertanejas e que agora, totalmente adequados à legislação iniciam esta nova fase. Você sabem que podem contar com nosso apoio, não só o meu , mas de todos os vereadores”, disse Abelzinho.
Cavalgada
No domingo pela manhã uma cavalgada foi realizada com a participação de muitos cavaleiros e muladeiros, não só de Arujá, mas da região , que se deslocaram desde o Parque Residencial até o Sítio VSM, no km 4 da Estrada da Penhinha, para o almoço comemorativo e para conhecerem a sede social. Nesta ocasião, em que mais uma vez o evento foi animado pelo locutor Donizete Cardoso, o presidente Antonio Valdemir Moraes e o secretário Eduardo Aparecido Barbosa agradeceram o apoio do prefeito Luís Camargo e toda ajuda proporcionada na logística do evento por meio do Departamento de Trânsito e Guarda Municipal.