Suzano promove o acender das luzes de Natal na Praça João Pessoa

Suzano promove o acender das luzes de Natal na Praça João Pessoa

A Prefeitura de Suzano deu a largada oficial para as celebrações de Natal deste ano com o acender das luzes na Praça João Pessoa, por volta das 19 horas deste domingo (04/12). O evento que marcou o início das comemorações contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, da primeira-dama Larissa Ashiuchi e do vice Walmir Pinto. Além da ação deste domingo, o mês de dezembro reserva outras atividades para o público suzanense aproveitar o período das festas de fim de ano, sempre com a temática natalina.

Comemoração de Natal que se preze precisa de luzes para enfeitar os diversos pontos da cidade, e isso o morador de Suzano, e quem mais visitar a cidade, vão poder conferir na Praça João Pessoa e demais espaços do município, como a Praça dos Expedicionários, as fachadas do Viveiro Municipal Tomoe Uemura e do Parque Municipal Max Feffer, o centro comercial do bairro Dona Benta e o Paço Municipal Prefeito Firmino José da Costa.

No principal ponto de Suzano, a Praça João Pessoa, local que reúne a maior concentração de público, conta com luzes pisca-pisca, árvores e vila de Natal, entre outros enfeites típicos das festas de final de ano. O ponto alto da noite foi a chegada do papai noel para alegria da criançada.

“Nem mesmo a chuva tirou a animação das famílias suzanenses, que vieram prestigiar o nosso acender das luzes. A praça está muito bonita e está esperando todos os munícipes, especialmente nas apresentações culturais que vão acontecer semanalmente”, disse Ashiuchi.

No local haverá diversas atrações musicais que começam já nesta quinta-feira (08/12) com a Banda Lira, que se apresentará às 18 e às 20 horas; um dia depois será a vez dos grupos PO.MA.SK. Jazz e Groove apresentarem boa música para a cidade. Os shows seguem no sábado (10/12) com um coral regido por Eduardo d’Alcântara que se apresentará nos mesmos horários.

A segunda semana de apresentações retorna na quinta-feira (15/12) com o trio Trio Suz4 às 18 horas e, na sequência, às 20 horas, é a vez da banda SuzanBrass fazer a alegria dos presentes; na sexta (16/12), nos mesmos horários, se apresentam a dupla Felipe Vaivém e Guilherme Roditis e o Trio Musik, respectivamente. Fechando o calendário de atrações, no sábado (17/12) o trio do músico Ricardo de Deus acompanhado pela Orquestra La Musique encerra às 18 e às 20 horas.

O acender das luzes de Natal na Praça João Pessoa ainda contou com a presença dos secretários Pedro Ishi (Saúde), Alex Santos (Governo), Afrânio Evaristo (chefe de Gabinete e Segurança), Paulo Pavione (Comunicação Pública), Arnaldo Marin Junior, o Nardinho (Esportes), Cintia Lira (Administração), Samuel Oliveira (Manutenção) e Leandro Bassini (Educação), e o coordenador da Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), Mauro Vaz, além dos vereadores Artur Takayama e José Oliveira Lima, o Zé Oliveira; e do padre da Igreja São Sebastião, Cláudio Taciano.

Cultura

A dobradinha entre Natal e cultura acontece mais uma vez em Suzano, desta vez tendo o Casarão da Memória Antônio Marques Figueira, que fica localizado na rua Campos Salles, 547, no centro, como palco para manifestações artísticas e demais atrações dentro do imóvel centenário.

As ações vão ocorrer nas duas sextas-feiras e sábados seguintes (09, 10, 16 e 17/12), durante o dia inteiro, e vão proporcionar visitas guiadas (das 9 às 16 horas), teatro de memórias da casa (das 10 às 14 horas), feira de artesanato (das 14 às 21 horas), oficina de artesanato (16 horas), bingo de artesanato (17 horas), pequeno Auto de Natal (18h30), projeção de filme com animação e mapping nas paredes externas, além de locais para alimentação e bebidas.

Nesta primeira sexta-feira e no sábado vão se apresentar a banda Philadelfia e Regis Balboa, às 19h30, e na próxima semana será a vez de shows da banda Jordana Convida, na sexta-feira, e da banda TieTê Bossa Jazz, no sábado, ambos os shows vão ocorrer às 20 horas.

Solidariedade

Além da cultura, a solidariedade e o Natal também andam juntas, prova disso é a campanha que o Fundo Social de Suzano voltada à troca de peças de roupas por panetones e chocotones, por meio da Loja do Bem. A iniciativa começou em novembro e almeja arrecadar bolos natalinos às famílias em situação de vulnerabilidade, ao passo que aqueles que puderem doar panetones e chocotones de 400 gramas para o projeto poderão retirar uma peça de roupa, seja calça, camisa, ou qualquer outra parte do vestuário, na troca da entrega destes alimentos tradicionais desta época do ano.

Para esta ação é preciso que o interessado em doar os panetones compareçam ao Fundo Social, que fica localizado dentro da prefeitura, na rua Baruel, 501, sala 224, no centro, para efetuar a doação.

Ainda pelo Fundo Social ocorre a arrecadação de brinquedos por meio da campanha “Natal de Diversão” e com o apoio das escolas, tanto da rede público quanto das particulares, busca conseguir o maior número de brinquedos novos, ou usados em bom estado, até esta sexta-feira (09/12), e que posteriormente será distribuído para as crianças de Suzano.

Geração de emprego

Por fim, em grandes parte das vezes, o melhor presente é a conquista da independência financeira, o que pode ser viabilizada por meio do projeto “Mega Natal Artesanal”, que ocorre a partir desta quarta-feira e segue até 21 de dezembro, no no Glicério Boulevard (rua General Francisco Glicério, 1.145), novo centro e compras de Suzano, inaugurado na semana passada.

A iniciativa é promovida pela pelas secretarias municipais de Desenvolvimento Econômico e de Cultura e pelo Fundo Social de Solidariedade, com o apoio da Suzano S/A, da Associação Comercial e Empresarial (ACE) de Suzano e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O evento tem o propósito de oferecer ao público que passa pelo local uma grande variedade de produtos que vão desde bijuterias até marcenarias. A ação beneficia quem compra, que pode adquirir uma peça feita à mão, como ajuda a divulgar o artesanato suzanenze e o trabalho dos artesãos.

Para o Rodrigo Ashiuchi, este é um momento de celebração, mas também é hora de dar uma atenção especial para aqueles que mais necessitam. “Uma das melhores coisas desta época do ano é poder passar as festas com a família e com os amigos, mas não podemos nos esquecer daqueles com necessidades maiores do que as nossas, por isso nosso foco também é para este público, afinal não adiantaria muita coisa a gente deixar a cidade linda com as luzes e demais objetos de decoração e esquecer das pessoas que ajudam a construir e engrandecer a nossa cidade”, definiu o prefeito.

Mais Notícias

Sidebar