Segundo estudos, as mulheres apresentam maiores taxas de transtornos mentais do que os homens
“Nunca se observou tanto quanto agora tamanha sobrecarga psíquica sobre as mulheres, prejudicando a saúde mental e a qualidade de vida delas”. Essa observação é da psiquiatra Mayara Viana Domingos, que conversou com o Diário de Arujá sobre como diversos fatores sociais, culturais e econômicos geram sofrimento psíquico maior entre as mulheres.
No mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), ela destaca um dado da Organização Mundial da Saúde (OMS) que indica que as mulheres sofrem mais depressão que os homens, com uma porcentagem de diagnósticos de 70% para elas versus 30% para eles.
“Lidar com trabalho, família, casa, além das pressões sociais sobre estética, violência, preconceito e a luta para conquistar novos espaços na sociedade tendem a causar um sofrimento psíquico maior entre as mulheres”, comenta a especialista, que atende diversos casos em Mogi das Cruzes e região.
Mayara também ressalta que, além dos sintomas depressivos, entre os transtornos mentais com prevalência entre as mulheres estão aqueles “relacionados aos fatores psicossociais e ambientais”. “Como exemplos disso, posso citar os transtornos de ansiedade, os transtornos de ajustamento, a insônia, o estresse, o transtorno de alimentação e a anorexia nervosa”, pontua.
Dicas para as mulheres
A psiquiatra afirma que o cuidado com a saúde mental é uma demanda urgente entre as mulheres. Ela aponta alguns fatores de promoção à saúde da mulher que devem ser intensificados por elas atualmente.
“Precisamos compreender que não há nada de errado em voltar o olhar para si mesma de vez em quando. Algumas atitudes práticas, que podemos desenvolver no dia a dia e que ajudam na saúde mental da nossa mente, são: realizar atividades físicas regularmente, dormir bem (de preferência oito horas por noite), buscar realizações pessoais e profissionais, praticar atividades de lazer, afastar-se de relacionamentos abusivos, buscar apoio da família e, se necessário, procurar ajuda de profissionais capacitados, como psicólogos e psiquiatras”, explica Mayara.
Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher, celebrado todo dia 8 de maço, é uma data comemorativa no mundo inteiro, oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos 1970. A data representa a luta histórica das mulheres por mais direitos e igualdade em relação aos homens.