Shimano Fest recebe as feras do mountain bike mundial no final de semana de 17 e 18, em São Paulo

São Paulo se prepara para receber alguns dos melhores bikers do planeta. A capital paulista é sede do Shimano Fest 2024, que neste ano será palco de uma etapa da Copa do Mundo UCI Mountain Bike XCE (sigla em inglês Cross Country Eliminator). A prova será no sábado (tomada de tempos) e domingo (baterias), dias 17 e 18 de agosto, nos dois últimos dias do maior festival da bicicleta da América Latina, que começa na próxima quinta-feira (15), no Memorial da América Latina, na Barra Funda. A entrada é grátis (pedindo-se apenas, a doação de 1kg de alimento e registro prévio no site https://shimanofest.com.br/).

Com organização da Avelar Sports, o público que comparecer ao Shimano Fest terá a oportunidade de conferir de perto as manobras de grandes atletas brasileiros e internacionais. Os líderes do ranking mundial estão inscritos. O sueco Edvin Lindh, o francês Lorenzo Serrez e o austríaco Theo Hauser, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente, são esperados em São Paulo. Além do trio, o atual campeão do mundo, o francês Titouan Perrin-Ganier, é outro nome confirmado.

Entre as mulheres, o nível também promete ser altíssimo. Cinco  vezes campeã mundial de XCE e atual líder da temporada, a italiana Gaia Tormena promete pedalar por mais uma vitória. Entre as adversárias, a neolandesa Didi de Vries e a francesa Madison Boissier, segunda e terceira colocadas no ranking internacional, chegam para lutar pelo pódio.

O Brasil também entra na briga pelos primeiros lugares, com Luiz Henrique Cocuzzi e Ana Laura, que conquistaram o título brasileiro de XCE no último final de semana. Renato Rezende e Iara Caetano, campeões brasileiros de XCE em 2023, também estão confirmados na prova que será disputada no Shimano Fest 2024. Iara é a melhor biker nacional no ranking mundial, na 12ª colocação.

“A expectativa é grande. Tenho treinado forte e focado para esta prova. Mas nunca competi em uma prova internacional de XCE. As provas de XCE são as mais curtas do MTB, aproximando-se do que sempre vivi no BMX”, comentou Rezende, que disputou três Copas do Mundo no BMX, mas resolveu fazer a transição para o MTB no final de 2022.

No ano passado, a Avelar Sports organizou o Desafio dos Gigantes MTB Short Track Shimano Fest 2023, em São Paulo (SP). A pista da competição também foi montada entre as obras de Oscar Niemeyer, no Memorial da América Latina. As provas masculina e feminina foram de XCC, o short track, e reuniram atletas convidados e da categoria Elite (profissional).

Assuntos que você pode gostar