Sesc Mogi das Cruzes recebe o espetáculo Festa de Inauguração do grupo brasiliense Teatro do Concreto

Sesc Mogi das Cruzes recebe o espetáculo Festa de Inauguração  do grupo brasiliense Teatro do Concreto

Em 2011, durante uma manutenção no salão verde do Congresso Nacional que consistia em quebrar paredes para se descobrir as causas de um vazamento, foram encontradas frases escritas pelos operários responsáveis pela construção do prédio, inaugurado em 1960. As mensagens, que previam um futuro melhor para o país e a crença nas instituições democráticas do Brasil, foram lidas pelos integrantes da companhia brasiliense Teatro do Concreto como uma das inúmeras narrativas criadas ao longo do tempo que só são reveladas a partir de um processo de destruição. Com dramaturgia de João Turchi e direção de Francis Wilker, o espetáculo Festa de Inauguração chega ao Sesc Mogi com duas sessões, dias 19 e 20 de maio, às 20h, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo.

A partir dessa provocação e das características que já são comuns ao grupo Teatro do Concreto, como uma relação direta com a plateia e criação de peças que não se resumem a um só espaço cênico, o espetáculo Festa de Inauguração começa convidando o público para uma demolição. Dessa forma, a peça cria as metáforas a partir de um olhar arqueológico, onde o fim representa a continuidade de um ciclo que irá gerar novas leituras sobre o que foi destruído.

“Brasília é uma cidade urbana, onde há muito concreto, e nosso grupo nasce sob essa égide”, conta o diretor Francis Wilker. Ele também destaca o fato de a companhia sempre trabalhar a partir de textos inéditos e das montagens dialogarem com a performance e não com um modelo tradicional de teatro.

Serviço:

Festa de Inauguração
Sesc Mogi das Cruzes – Galpão
Rua Rogéria Tácolla,118 — Bairro do Socorro
Duração: 80 minutos
De 19 a 20 de maio/2023
Sexta e sábados, às 20h
Ingressos: Grátis com distribuição uma (01) hora antes do início
Classificação: 18 anos

Mais Notícias

Sidebar