Com extrema simpatia, o velejador e medalhista olímpico Lars Grael, que hoje é um dos grandes líderes da bandeira PCD dentro e fora do Brasil, falou ao público de Arujá sobre os desafios na inclusão da pessoa com deficiência nos mais diversos segmentos. Sua palestra fez parte da programação da primeira edição da Semana PCD, idealizada pela Câmara Municipal por meio do vereador Divinei da Silva.
No União Arujaense, o esportista falou sobre sua trajetória de vida como cidadão brasileiro, a paixão pelo esporte bem como as vitórias e derrotas de sua jornada olímpica e ganhou totalmente a atenção das pessoas ao falar sobre o impacto causado em sua vida e carreira diante do acidente acidente ocorrido em setembro de 1998, quando perdeu a perna e se tornou um deficiente físico.
“Quando eu estava no auge da minha carreira, recém medalhista olímpico pela segunda vez, eu me deparei com a adversidade do acidente e fiquei sem chão, sem referência. Pessoas que passaram por situações semelhantes e voluntariamente foram ao meu encontro cada uma trazia uma história de vida, superação e de volta por cima e foram fundamentais para mim, trazendo inspiração e referência. É o que eu tento trazer hoje para vocês, no sentido de buscarem suas possibilidades e seus direitos. Nunca desistam, por mais que haja dificuldades”, disse.
Grael falou sobre como estes testemunhos o ajudaram a voltar a competir em alto nível, demonstrando sua resiliência e paixão pelo esporte. “É importante que haja esta conscientização sobre a causa PCD, como a Câmara Municipal está realizando aqui, integrando entidades como a APAE, as famílias e a comunidade em geral para que a sociedade tenha um novo olhar para estas pessoas com deficiência que muitas vezes nem mesmo o censo do IBGE consegue quantificar corretamente e dizer onde estão. Elas precisam ter visibilidade e para isso é preciso mobilizar a sociedade, principalmente a família”, disse.
Ao jornal de Arujá, o palestrante falou com entusiasmo sobre como e esporte liberta as pessoas. “A pessoa com deficiência prova através do esporte a eficiência física. Podemos ver que neste quesito o Brasil avançou muito no paradesporto. Nos últimos quatro jogos parapanamericanos o Brasil foi o vencedor do quadro de medalhas batendo os Estados Unidos da América, Mostra que o Brasil evoluiu, tem um centro nacional na Imigrantes que é referência internacional, mas o importante é avançar para que as escolas, nos municípios estejam adaptadas e os profissionais de educação física estejam capacitados para lidar com a pessoa com deficiência”.
Sobre políticas públicas e mercado de trabalho, ele lembrou que “Embora a política de cotas nas empresas já esteja em vigor, o importante é promover o cumprimento e trabalhar intensamente na capacitação para que esta pessoa com deficiência não entre apenas pela cota e fique na empresa isolada, sem ter uma perspectiva de promoção profissional. É importante torná-lo competitivo, ter um trabalho de conscientização, capacitação e cumprimento das leis”.
Além das famílias e de muitos esportistas, a palestra contou com a presença de estudantes, professores e diretores da APAE de Arujá, que receberam boas vindas do vereador Divinei, presidente da comissão PCD da Câmara Municipal. Entre as autoridades o evento contou com os vereadores Cris do Barreto, Gabriel dos Santos, Luis Fernando, Reynaldinho, Renan de Arujá, Vinicius Pateta, Uelton Fernandes, o presidente da Câmara, Abelzinho, prefeito Luis Camargo e a primeira dama Clau Camargo, além do deputado André do Prado que parabenizou a todos pela realização do evento.