A Prefeitura de Arujá deu início à Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT) 2024, que segue até esta sexta-feira (29), no auditório do Parque dos Ipês, no Jardim Fazenda Rincão. A SIPAT é estabelecida pela Norma Regulamentadora (NR 5) do Governo Federal, visando promover a conscientização e prevenção de acidentes laborais por meio de eventos educativos e preventivos.
A programação em Arujá, destinada aos servidores, inclui nesta segunda-feira (25) a palestra “Acidente de Trabalho” com o técnico de segurança do trabalho, Sidnei Leme Ferreira, na parte da manhã. Já na parte da tarde, com a enfermeira Gabriela Kooni Igani o assunto são “Doenças Sexualmente Transmissíveis”.
Na terça, dia 26, o tema será “Burnout e Estresse” com a psicóloga Zenaide Alves da Silva e a oficineira Eliza Marques dos Santos Abdul Nour. Na quarta (27), a professora Márcia Ribeiro falará sobre “A Importância do Exercício Físico na Prevenção de Doenças”.
Na quinta (28), os servidores terão orientações da nutricionista Bárbara Aparecida de Lima sobre “Alimentação Saudável e Aproveitamento de Alimentos” e, por fim, na sexta, 29, a semana encerra com a peça teatral “Ler/Dort, Burnout: Prevenir é Cuidar!”.
Para o secretário municipal de Governo, Rogério da Padaria, o evento, que cumpre os requisitos do artigo 163 da Lei 6.514, de 22 de dezembro de 1977, que criou a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio) e a Portaria 3.214, NR 5, que regulamenta a realização da SIPAT, é muito importante na medida em que esclarece e capacita os servidores eleitos e designados, que atuarão como multiplicadores dos ensinamentos e orientações adquiridos. “É dever do Governo proporcionar não só para a população, mas também para os nossos colaboradores ações de conscientização quanto à saúde física e mental e aos riscos inerentes ao trabalho, que podem ser minimizados com a adoção de práticas saudáveis, que promovem a melhoria na qualidade de vida, bem como o uso de equipamentos de segurança obrigatórios que previnem acidentes”.
Já para o presidente da CIPA da Prefeitura de Arujá, Thiago Amoriello da Silva, o órgão desempenha um papel fundamental na identificação e avaliação dos riscos presentes no ambiente de trabalho dos servidores, permitindo que medidas preventivas sejam implementadas para evitar acidentes e doenças ocupacionais. “A CIPA promove a conscientização dos trabalhadores sobre a importância da segurança no trabalho, através de campanhas educativas como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, contribuindo para uma cultura de prevenção dentro da empresa”, reforça.
Segundo ele, a importância e o principal objetivo da SIPAT é gerar conhecimento e reflexão do maior número de servidores possível, sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele, o que impacta diretamente na vida dos trabalhadores. “Os temas escolhidos para a SIPAT desse ano estão diretamente ligados à natureza do trabalho da CIPA, pois além de tratarmos das doenças advindas das atividades do trabalho, também trataremos da importância de sua prevenção, como a atividade física e a boa alimentação”, conclui.