A prefeita Mara Bertaiolli, o vice-prefeito Téo Cusatis e a presidente do Fundo Social de Mogi das Cruzes, Maira Cusatis, participaram na manhã desta quarta-feira (22/10) da entrega de flores acompanhadas por cartões motivacionais a pacientes em tratamento contra o câncer atendidos no Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, no Mogilar.
A iniciativa integra o projeto Correio Solidário, promovido pelo Fundo Social de Mogi das Cruzes neste mês de outubro, em alusão à campanha Outubro Rosa, e tem como objetivo oferecer acolhimento e apoio emocional a pessoas que enfrentam o tratamento oncológico na cidade.
Durante a visita, cerca de 200 pacientes receberam flores doadas a pedido do Amigo do Fundo Social, Fred Mello, acompanhadas por mensagens escritas à mão por servidores municipais, que compartilharam palavras de fé, carinho e esperança.
“O Outubro Rosa é um convite à reflexão, à prevenção e, acima de tudo, à solidariedade. Cada flor entregue representa o carinho da nossa cidade com quem está enfrentando a luta contra o câncer, em prol de um atendimento cada vez mais humanizado”, destaca a prefeita Mara Bertaiolli.
A presidente do Fundo Social, Maira Cusatis, ressaltou o valor humano da ação. “O Correio Solidário nasceu do desejo de transformar afeto em força. Cada mensagem escrita à mão é uma forma de dizer a esses pacientes que eles não estão sozinhos e que o amor e a empatia são parte essencial da cura”, afirma.
Já o vice-prefeito Téo Cusatis destacou que o projeto simboliza o compromisso do poder público com o bem-estar das pessoas. “Cuidar é mais do que oferecer serviços de saúde – é também oferecer presença, palavra amiga e esperança. Essa ação reflete o propósito da nossa gestão, que é uma cidade que acolhe, ouve e caminha junto com quem mais precisa”, ressalta.
O superintendente do hospital, João Luiz Rocha, o diretor clínico Luiz Carlos Viana Barbosa, o coordenador da Área de Oncologia e Radiologia, Salomon Benabou, a diretora de Atenção ao Paciente, Renata Ortiz, e a assistente social Giovana Félix acompanharam a ação, que emocionou pacientes e familiares.
A paciente Mercília Aparecida Carvalho, 74 anos, fala sobre a importância da iniciativa. “É um carinho, que melhora o dia da gente”, diz. A opinião é compartilhada por Maria Cristina Trendinella, 73. “Este acolhimento nos dá forças para continuar nesta luta tão difícil contra o câncer”, frisa, emocionada. Quem também apoia a atividade é Marcioni Barros Moura, 40. “Serve de incentivo neste momento em que ficamos tão fragilizados durante o tratamento”, considera.
A avaliação positiva é compartilhada por Sueli Raful, 70. “Gesto lindo, de muito carinho e apoio a quem mais precisa, dando forças para seguir sempre em frente”, aponta. Manoel Ramos de Souza, 70, também destaca a importância da ação. “É um incentivo para que continuarmos firmes na nossa trajetória rumo à cura, nos ajudando a entender que este período de tratamento vai passar”, confia.
Para o superintendente do hospital, João Luiz Rocha, a atividade vem ao encontro do trabalho de conscientização realizado pela unidade de saúde. “A todo momento, mostramos aos pacientes que este não é o final da linha, mas uma parte importante do tratamento para conquistar a recuperação”, enfatiza.
A supervisora de Serviço Social do hospital, Giovana Félix Martins, 41, relembrou sua própria luta contra o câncer. “Neste momento, a gente precisa de forças e são gestos como estes que nos fortalecem”, frisa.
O projeto Correio Solidário já passou por outras unidades de atendimento oncológico da cidade, incluindo o Centro Oncológico (14/10), o Instituto de Oncologia (15/10) e o Grupo de Apoio às Pessoas com Câncer – GAPC (21/10), levando mensagens positivas e fortalecendo a rede de solidariedade.
Centro Oncológico
Referência para todo o Alto Tietê, o Centro Oncológico do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo foi inaugurado em 2017, após investimento de R$ 27,2 milhões do Governo do Estado para construção do prédio e aquisição de equipamentos, como o acelerador linear utilizado nas sessões de radioterapia.
A conquista teve início em 2012, quando o então prefeito Marco Bertaiolli e o secretário municipal de Saúde à época, Téo Cusatis, atual vice-prefeito, buscaram soluções junto à Secretaria de Estado da Saúde após o descredenciamento do antigo serviço de radioterapia.
Em 2018, a unidade recebeu um novo aparelho de radioterapia, adquirido por meio de emenda parlamentar do então deputado federal Marco Bertaiolli, ampliando em 30% a capacidade de atendimento e garantindo maior qualidade e conforto aos pacientes.
Atualmente, o Hospital faz parte da Rede Hebe Camargo de Combate ao Câncer, que reúne 76 unidades oncológicas em todo o Estado, e é habilitado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), atendendo cerca de 90 novos casos de câncer por mês.




