Segunda edição do Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes atrai grande público na região central

A região central da cidade viveu uma manhã de muita festa e música com o 2º Festival de Bandas e Fanfarras de Mogi das Cruzes, realizado neste domingo (29/10) pela Prefeitura de Mogi das Cruzes por meio da Secretaria de Educação. Pais, familiares e moradores prestigiaram cerca de 400 alunos de bandas escolares de escolas municipais e estaduais, que desfilaram pela Rua Dr. Paulo Frontin e se apesentaram no Largo do Rosário.

O festival faz parte das comemorações pelo Outubro, Mês da Educação e reúne os projetos de educação musical, Pra Ver a Banda Passar e Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola, que atendem mais de 14,7 mil estudantes. “Uma das nossas metas é potencializar ainda mais a participação não só dos alunos, mas de todos os familiares que se envolvem no processo educacional das nossas crianças. Ampliamos os projetos musicais porque entendemos que a música é um diferencial para a educação”, disse o prefeito Caio Cunha.

A abertura do evento contou com a Banda Sinfônica Escolar do Cempre Prof. José Limongi Sobrinho, no Botujuru, que faz parte do projeto Pequenos Músicos. O grupo, sob regência do maestro Ewerton Ravelli, encantou o público com seu repertório. A banda é pentacampeã estadual e bicampeã nacional. Com mais de uma década de existência, a banda da EE Profª Isabel Ferreira da Silva, o Belinha (Vila Brasileira), abriu os desfiles das bandas do Pra Ver a Banda Passar.

Em seguida, desfilaram os alunos da EE Profª Iracema Brasil de Siqueira, na Ponte Grande. A EE Profª Branca Baumann do Amaral, no Jardim Layr,  fez sua apresentação de 2023 no festival. Há dois anos no grupo, o aluno da escola Ryan Ferraz Moreira da Silva, 14 anos, comemorou seu primeiro desfile. “Estou muito feliz em participar. É muito bom ter essa primeira experiência junto com as pessoas que a gente gosta e fazendo a alegria do povo”, disse.

As escolas estaduais Prof. Claudio Abrahão (Vila Jundiai) e Prof. Firmino Ladeira (Mogi Moderno) se apresentaram juntas, trazendo um belo espetáculo para o público. A EM Profª Maria Aparecida de Faria, também na Vila Jundiaí, levou mais de 100 alunos. Os pequenos se destacaram com o corpo coreográfico, banda e um grupo de flauta doce, que juntos apresentaram a música “Aquarela”.

Os últimos grupos a se apresentar foram a EE Prof. Aristóteles de Andrade, em Sabaúna e a EM Prof. Rodolpho Mehlmann, na Vila Natal. “Acho muito legal estes eventos, incentivam eles também na escola. Ela fica toda empolgada. Me sinto orgulhosa. Foi tudo muito  bem organizado e ensaiado”, disse Ana Tavares, mãe de Manuela da Silva, aluna da escola da Vila Natal.

“Finalizamos o mês da Educação em grande estilo com o festival. Em pleno domingo ter tantas famílias e pessoas presentes traz para nós um significado muito grande. Os projetos, que já atendem cerca de 14,7 mil alunos de diversas idades e da cidade como um todo têm uma imensa relevância para a nossa educação”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, que esteve acompanhada pela adjunta da Pasta, Marilu Beranger. São 48 escolas das redes municipal e estadual atendidas pelas iniciativas.

Os projetos de educação musical promovidos pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria de Educação são o Pra Ver a Banda Passar, realizado em parceria com a Associação dos Regentes de Fanfarras e Bandas de Mogi das Cruzes (AFABAMC) com apoio da Diretoria de Ensino – Região Mogi das Cruzes e o Pequenos Músicos… primeiros Acordes na Escola, gerido pela Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. A coordenação é do maestro Allan Caetano.

Assuntos que você pode gostar