Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção à diabetes para comunidade

Secretaria Municipal de Saúde realiza ações de prevenção à diabetes para comunidade

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Rede de Atenção à Saúde, realizou ao longo do mês de junho uma série de ações para prevenção à diabetes em nove Unidades de Saúde da Família (USFs) de Suzano. Durante a programação, uma equipe multidisciplinar ofereceu palestras de conscientização sobre a enfermidade, formas de tratamento, prevenção e autocuidado. Aproximadamente 250 pessoas participaram das atividades e esclareceram dúvidas com os profissionais.

O diabetes mellitus é uma síndrome do metabolismo, de origem múltipla, decorrente da falta de insulina ou da incapacidade deste hormônio em exercer adequadamente sua função, que consiste em regular a glicose no sangue e assegurar energia para o organismo. O Ministério da Saúde instituiu a data de 26 de junho para reforçar a importância dos cuidados e disseminar informações para a população, com o objetivo de promover mais qualidade de vida aos portadores da doença.

Em Suzano, a pasta reuniu profissionais da área de Psicologia, Nutrição e Fisioterapia para ampliar o diálogo com a comunidade em torno das unidades do Jardins Brasil, Ikeda, Suzanópolis, São José e Europa, bem como do Recanto São José, Vilas Amorim e Fátima, e no Miguel Badra Baixo.

Conforme explicou a diretora de Atenção à Saúde, Flávia Verdugo, o intuito foi abordar o tema de forma lúdica para que os moradores possam aplicar os hábitos no dia a dia. “Sabemos que a manifestação da doença está diretamente ligada à alimentação e exercícios físicos, portanto, a equipe demonstrou que uma simples troca de um bombom por uma fruta já faz diferença. A informação deve ser apresentada de forma simples, para engajar as famílias”.

Ainda em clima de festividades juninas, as ações foram dispostas em um circuito de brincadeiras que envolveu desde crianças até adultos, cumprindo com o papel social dos equipamentos de saúde voltado às famílias suzanenses. A programação foi realizada de forma contínua, durante uma semana, e integra o cronograma de campanhas mensais planejadas pela pasta.

“A cada mês, as equipes de saúde tratam de um tema diferente para proporcionar mais conhecimento aos moradores e, também, como uma forma de multiplicar a informação para o bairro. Mais do que oferecer um tratamento, as unidades têm como função primordial o de prevenir contra sintomas mais graves da doença, e parte disso é feito por meio da didática. Seguimos com estas ações e contribuindo com a qualidade de vida dos munícipes”, exaltou o secretário de Saúde, Pedro Ishi.

Mais Notícias

Sidebar