Saúde promove Dia da Prematuridade com ações de orientação

Saúde promove Dia da Prematuridade com ações de orientação

O Dia da Prematuridade é celebrado nesta quinta-feira, 17, em Ferraz de Vasconcelos com ações de orientação às gestantes que fazem o pré-natal do programa “Ser Mãe” da rede municipal. A data entrou no calendário de ações da cidade este ano e objetivo de levar informações para as grávidas afim de reduzir os índices de nascimento prematuro.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Brasil é campeão em cirurgias cesáreas, boa parte agendadas sem indicação clínica, o que pode acarretar prematuridade. Segundo dados divulgados pela Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, o Brasil registrou 300 mil nascimentos prematuros em 2019, sendo o 10º país no ranking mundial de prematuridade. Cabe destacar também que 11,7% dos partos ocorrem antes das 37 semanas de gestação no país.

Em Ferraz, a programação do dia começa às 11 horas com uma roda de conversa com equipe multidisciplinar no Centro de Saúde II (CSII) Mário Margarido. Às 13h30 será realizado um chá da tarde com as mães grupo de alto risco que são atendidas pelo Centro de Especialidades Médicas (CEM). O tema será os cuidados com os prematuros.

Às 14 horas, a UBS Santo Antônio promoverá um encontro sobre os impactos da prematuridade, conscientização sobre o pré-natal, medidas preventivas e consequência. A UBS Castelo irá organizar uma ação às 14h30 com roda de conversa sobre o assunto.

Mais Notícias

Sidebar