Saúde intensifica ações de combate a Dengue: Arujá registrou 16 casos em Janeiro

A Secretaria Municipal de saúde vem intensificando as ações de combate à Dengue e apelado aos moradores para que também façam a sua parte eliminando nos quintais e jardins, ou até mesmo dentro de casa os pontos de água parada que favorecem a proliferação do Aedes Aegyptis. A epidemia da doença vem assolando várias cidades brasileiras, incluindo a Capital e em Arujá o mês de janeiro apresentou o saldo de 16 casos positivos. Felizmente não houve nenhum caso de Zika Vírus e chikungunya, doenças que também são transmitidas pelo Aedes.

De acordo com o secretário de Saúde, Dr. Leonardo Reis, as equipes de combate a Dengue  estão intensificando as ações de casa a casa, assim como  as ações de nebulização nas regiões de casos confirmados,”.

“Também estamos realizando  treinamentos com as equipe de saúde, organizando a ação ‘Cidade Limpa’ para o recolhimento de pneus e objetos descartados nos bairros e que favorecem a proliferação do Aedes. Também estamos fazendo  reuniões  com a população e com os síndicos de condomínios e organizando ações nas escolas, após o retorno às aulas” detalhou.

Ao todo, em 2023, segundo informações da saúde, Arujá registrou 98 casos de Dengue, sendo que todos os pacientes se recuperaram, mas a tendência para este ano na região do Alto Tietê é de que os registros da doença se multipliquem.

No Alto Tietê, segundo balanço recente, os casos de Dengue registraram alta de 2.180%, passando de 25 casos  em janeiro de  2023 para 570 registros em janeiro deste ano. Arujá e Salesópolis são as cidades com menor número de casos confirmados.

Sintomas

Os sintomas de Dengue geralmente aparecem de forma repentina, como febre, dor de garganta, tosse, dores no corpo e dor de cabeça. Geralmente eles desaparecem dentro de aproximadamente sete dias, embora a tosse , o mal-estar e a fadiga possam permanecer por algumas semanas.

Vacina

Os onze municípios do Alto Tietê foram selecionados dentre 521 cidades de 16 Estados  para o recebimento das primeiras doses de vacina contra a Dengue. Receberão as vacinas os municípios de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Até o momento, porém, o governo federal não enviou instruções sobre o quantitativo de doses pra cada cidade e para o início da campanha de vacinação, mas a previsão é para o final deste mês.

Cuidados

A melhor forma de acabar com a epidemia é ficar atento aos locais que podem acumular água e impedir que surjam novos mosquitos. Para isso, mantenha sua caixa d’água sempre fechada com a tampa adequada; remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas; não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; lave semanalmente por dentro, com escova e sabão, os tanques utilizados para armazenar água; mantenha bem tampados tonéis e barris d’água; encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de planta; coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; se você tiver vasos de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso principalmente por dentro com escova, água e sabão pelo menos uma vez por semana; guarde garrafas sempre com a boca para baixo; entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água em local coberto e abrigados da chuva.

Assuntos que você pode gostar