Saúde é desafio para uma das maiores regiões de São Paulo

A área do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT) é a segunda maior região de São Paulo com mais de três milhões de habitantes e abriga uma importante rede de unidades de saúde que atende um grande contingente de pacientes diariamente. Para discutir os desafios do dia a dia, o consórcio lança a segunda edição do Simpósio de Saúde do CONDEMAT – SISAC, que debaterá o intercâmbio de experiências municipais bem-sucedidas no SUS no tema “Vivendo a Vida”. O evento será na sexta-feira (1), em Mogi das Cruzes.

O simpósio representa um importante momento de troca entre as administrações municipais, além de se tornar um ambiente para mostrar as iniciativas que têm surtido resultados nas cidades.

Para a coordenadora da Câmara Técnica de Saúde do CONDEMAT, Adriana Martins, o simpósio é uma maneira de estimular as iniciativas das Secretarias Municipais de Saúde. “Nossa região conta com uma infinidade de unidades de saúde da rede pública de diversos tipos, portes e vocações. Esse sistema é responsável pelo cuidado e pela vida de milhares de pessoas todos os dias, por isso a busca por um atendimento melhor a cada visita precisa ser uma meta perseguida de forma constante”, reforça.

Neste ano, o SISAC foi dividido em duas categorias: de cidades de até 200 mil habitantes e municípios de mais de 200 mil habitantes. Cada uma das experiências apresentadas foi submetida a uma banca formada por integrantes do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS/SP) que selecionou os trabalhos de destaque que serão premiados com troféus e menções honrosas.

De acordo com Adriana, o simpósio se consolida cada vez mais e é uma forma de reconhecer o trabalho dos milhares de profissionais de saúde que atuam nos municípios. “Vemos a experiência de cada uma das equipes se tornarem uma iniciativa bem-sucedida e que pode ser modelo para as outras cidades. Os profissionais estão na ponta do atendimento, identificam quais são as necessidades dos pacientes, as medidas que podem tornar a gestão mais eficiente e o tratamento mais acolhedor. Esse olhar aprimora nossos serviços públicos”, ressalta.

O SISAC conta com as parcerias da Unisa e Eniac, além dos apoios do COSEMS/SP, Sincomércio, DTO, Caixa, Murc e Sinfônica de Mogi das Cruzes.

Assuntos que você pode gostar