Saúde de Guararema realiza ações da Campanha Fique Sabendo com funcionários de indústrias e empresas do município

Saúde de Guararema realiza ações da Campanha Fique Sabendo com funcionários de indústrias e empresas do município

Ao longo do mês de dezembro, equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Guararema realizaram visita a indústrias e empresas de Guararema com foco na transmissão de informações e testagem referente à Campanha Fique Sabendo.

Nestas visitas, que ocorreram em oito unidades privadas, a Secretaria promoveu palestras com o objetivo de fomentar as discussões sobre os casos de HIV e sífilis no município, as formas do autocuidado, como conversar sobre esse tema, e outras informações importantes sobre o tema.

Outra vertente da ação foi a testagem daqueles que se dispuseram a realizar o teste. O foco foi, não somente identificar novos casos destas doenças, mas também incentivar para que mais pessoas façam o teste futuramente e torne a prática um hábito mais frequente. Foram realizados mais de 350 testes ao longo destes encontros

Ao final dos encontros, kits de prevenção da transmissão das doenças, com preservativos, foram distribuídos para os participantes destas ações.

Participaram destas ações as duas unidades da Rede Graal (Rodovia Presidente Dutra e Governador Carvalho Pinto), e as empresas Wertus, Marka Textil, Autopoli, Vibrantz, Steck, Mineradora Ponte Alta.

“As ações da Campanha Fique Sabendo são de extrema importância para a saúde pública alertando a população sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a importância de realizar o teste com o objetivo de realizar diagnóstico precoce iniciando rapidamente o tratamento adequado bem como diminuir a transmissão ”, pontuou a secretária municipal de Saúde, Adriana Martins.

Como informou a titular da Pasta municipal, além das ações nas empresas, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Guararema também estão realizando os testes rápidos dentro de seus horários de funcionamento, das 8 às 16 horas. Os testes são feitos com uma gota de sangue coletada do dedo e os resultados serão entregues já no mesmo dia.

Toda população pode participar da ação. Basta comparecer em uma unidade de Saúde próxima, levando um documento de identificação. Os testes são gratuitos, sigilosos e não requerem nenhum preparo prévio, com os resultados prontos em 15 minutos.

Dezembro Vermelho

Dezembro vermelho é uma campanha instituída com a marca de uma grande mobilização nacional de combate às infecções sexualmente transmissíveis (IST). O dia 01 de dezembro foi instituído como dia mundial de combate ao vírus HIV e outras infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e a Secretaria Municipal de Saúde iniciou as ações da Campanha Fique Sabendo.

Em Guararema o Fique Sabendo acontece incentivando a população em geral a realizar a testagem para detecção do vírus HIV bem como da Sífilis, além de ações de conscientização para prevenção e cuidados com as infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos.

Crédito fotos: Comunicação/PMG

Mais Notícias

Sidebar