A Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP) abriu nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública virtual para ouvir a sociedade e coletar contribuições para o Plano de Turismo Rural do Estado de SP. O objetivo da consulta é mapear as oportunidades de desenvolvimento do setor e enfrentar os principais desafios dos empreendedores com a missão de traçar as diretrizes para a produção de uma política de estado de fomento ao turismo rural.
Os destinos rurais estão entre os mais procurados pelo viajante. Avançam cerca de 30% ao ano no país, segundo estudo do Sebrae. O segmento caminha lado a lado com a gastronomia, que projeta São Paulo a um dos principais destinos turísticos do mundo. Ao todo, são mais de 1.200 propriedades rurais cadastradas no estado e 10 rotas gastronômicas mapeadas pelo Estado.
O Plano de Turismo Rural é uma parceria da Setur-SP com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-SP), a Universidade de Santo Amaro (UNISA) e o Sebrae “Temos destinos muito qualificados próximos aos grandes centros urbanos, que oferecem o que há de melhor em hospedagem e atividades ligadas à natureza, sem dúvidas, um imenso potencial”, afirma Roberto de Lucena, secretário de Turismo e Viagens de SP.
O plano também conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP. Recentemente, a Setur-SP publicou uma resolução para a criação de um grupo de trabalho estratégico para a avaliação e monitoramento do plano.