Santa Isabel intensifica vacinação contra a Febre Amarela

Santa Isabel intensifica as ações de imunização contra a Febre Amarela seguindo as recomendações do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, vinculado a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. A medida ocorre após o registro do primeiro óbito causado pela doença no Estado.

A morte por febre amarela foi registrada no município de Águas de Lindóia, no dia 29 de março de 2024. A vítima trata-se de pessoa do sexo masculino, 50 anos de idade, com histórico de atividade de corte e extração de madeira na zona rural, com deslocamento para Monte Sião (MG) e não vacinado contra Febre Amarela.

Em Santa Isabel, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município e o público-alvo da imunização são pessoas a partir de nove meses de idade, de acordo com os esquemas vacinais, sendo: aos nove meses a primeira dose; aos 4 anos a segunda dose e, já partir dos 5 anos de idade, a vacina é ministrada em dose única.

Vale lembrar que, quem recebeu apenas uma dose da vacina antes de completar cinco anos de idade deverá receber também uma dose adicional. A coordenação do Departamento de Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, afirma que há gravidade clínica e potencial risco de disseminação da Febre Amarela:

“A prevenção de surtos e óbitos depende de medidas como a imunização. A vacina é indicada para as pessoas a partir de nove meses e é ofertada gratuitamente. Quem tomou apenas a dose fracionada da vacina, durante o surto de febre amarela ocorrido em 2017, deve procurar uma unidade de saúde e tomar novamente a vacina “.

MORADORES DE ÁREAS DE MATA DEVEM TER ATENÇÃO REDOBRADA

Ainda de acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Santa Isabel, moradores de áreas de mata, como Pedra Branca, Barroca Funda, Ouro Fino, Cafundó, Jaguari, Pouso Alegre, entre outros, devem ter cuidado redobrado e se certificar de que a imunização contra a Febre Amarela está em dia.

Para se vacinar, basta ir a uma unidade de saúde tendo em mãos um documento pessoal e a caderneta de vacinação. Em Santa Isabel, as salas de vacinação funcionam entre às 07h e às 16h, com exceção da UBS Brotas, que opera em horário estendido, entre às 07h e às 19h.

O prefeito de Santa Isabel, Dr. Carlos Chinchilla, destaca que são necessários dez dias para que a vacina de febre amarela comece a gerar anticorpos no organismo. Portanto, é importante garantir a imunização o quanto antes, especialmente para quem vai explorar áreas de mata, acampamentos, trilhas e cachoeiras.

Assuntos que você pode gostar