Rota livre: A partir de dezembro, isabelenses terão tarifa zero em ônibus municipais

A partir de 1º de dezembro os moradores de Santa Isabel que dependem de condução poderão contar com tarifa zero em ônibus de todas as linhas municipais. O anúncio foi feito pelo prefeito Carlos Augusto Chinchilla, nesta quarta-feira (21) durante a apresentação de novos coletivos da frota municipal. Ele disse que a medida vai garantir às pessoas que dependem de ônibus para ir e voltar do trabalho a redução de uma despesa de R$ 184,00 por mês.

“Graças ao trabalho do nosso secretário de governo Felipe Nabil e à coragem de vereadores isabelenses que nos ajudaram a elaborar o projeto Rota Livre, Santa Isabel saiu na frente na região do Alto Tietê com esta iniciativa que já vigora em 80 cidades brasileiras, sendo 20 no Estado de São Paulo. A Prefeitura irá subsidiar o custo do transporte municipal e nossos cidadãos, independente de idade e classe social, poderão contar com catraca livre nos coletivos”.

O presidente da Câmara Municipal, Luizão Arquiteto, falou em nome do Legislativo e comemorou a medida. “Hoje nós estamos fazendo história em Santa Isabel, pois há anos esta possibilidade vem sendo estudada e comentada, mas nunca saiu do papel. Agora tivemos um prefeito com coragem para abraçar o sistema Rota Livre que é um modelo de mobilidade urbana perfeitamente legal e vereadores com coragem para aprovar e ajudar a tornar-lo uma realidade para os isabelenses”.

Para garantir o subsídio tarifário, o município está destinando 2% do orçamento municipal que hoje é de R$ 240 milhões. “Já foi criado o fundo municipal de mobilidade urbana e podemos buscar outras opções para alimentar este fundo além do orçamento municipal, buscando recurso do governo federal e até emendas parlamentares”, informou o prefeito, lembrando outras medidas já concretizadas como o transporte fretado para as crianças da educação básica.

Cadastro
De acordo com Felipe Nabil, secretário de governo da Prefeitura de Santa Isabel, somente os moradores da cidade terão direito à passagem livre e para isso a Prefeitura deve liberar nos próximos dias uma plataforma para que os cidadãos possam realizar seu cadastro, receber uma carteirinha e desfrutar o benefício.

“As pessoas sempre reclamaram de pagar por um transporte sucateado. Hoje, graças ao trabalho de austeridade realizado pela administração municipal, estamos entregando 08 ônibus zero e oito semi-novos e agora que vamos subsidiar o transporte podemos cobrar o ônibus de qualidade, o ônibus limpo, com circulação dentro do horário.

O contrato da Prefeitura é com a Auto Viação Suzano, que tem vigência durante 15 anos.

 

Assuntos que você pode gostar