Projeto Sementinha da GUARD inicia formaturas nas escolas municipais

Projeto Sementinha da GUARD inicia formaturas nas escolas municipais

Foram iniciadas as formaturas dos alunos do “Programa Sementinha” do Grupo Unido de Apoio na Ação de Resistência às Drogas (Guard). O projeto é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Segurança Urbana e de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba.

O programa está sob a coordenação do Guarda Civil Municipal (GCM) Fábio Manoel, além dos GCMs instrutores José Aquino de Miranda, Joel Benjamim da Silva e Jéssica Gomes Frederico Nunes. Estão participando desta ação aproximadamente 700 alunos.

O cronograma das formaturas seguem da seguinte forma: EMEB Profª Roseli Aparecida Mendes, que será no dia 04 de julho, e a EMEB Profª Maria Eulália Nobre Borges, no dia 06. A EMEB Dr. Charles Henry Tyler Townsend, já realizou a formatura no dia 29 de junho.

O objetivo do programa é informar e orientar os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, das escolas municipais de Itaquaquecetuba por meio de palestras. Deste modo, conforme a proposta, o foco é mostrar os prejuízos que as drogas causam e, ensinar as habilidades necessárias para os alunos se manterem longe desse mal. O programa busca atender crianças, adolescentes e adultos.

Durante as palestras são feitas atividades de motivação, apresentações audiovisuais e de teatro para que os estudantes evitem o assédio de usuários e traficantes de drogas.

De acordo com Fábio Manoel, GCM responsável pelo projeto, a ação tem atingido os objetivos na medida em que estimula a reflexão nas crianças sobre o mal que as Drogas trazem ao ser humano bem como propicia o conhecimento de uma Guarda mais humanizada.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa não existe caminho melhor de prevenção às drogas a não ser por meio do processo educativo: “Nesse sentido, ações parceiras desenvolvidas por instituições afins, neste caso, pelo Projeto Sementinha do GUARD ajudam muito as crianças a compreenderem tudo de negativo que as drogas trazem para os usuários e isso de uma forma lúdica e de aproximação com as instituições que combatem esse crime, visando desmistificar determinados tabus naturalizados pela sociedade”.

Mais Notícias

Sidebar