Cerca de 100 arujaenses participaram do evento do Projeto AVC “Mudando a Vida de Quem Chega a Tempo”, promovido pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (CONDEMAT), em parceria com a Associação Paulista Para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM)/ Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo (HCLPM).

        Apoiada pela Secretaria de Saúde de Arujá, a iniciativa foi realizada nesta terça-feira (15/10), na Câmara Municipal, e teve o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos do Acidente Vascular Cerebral (AVC), bem como seus sintomas e formas de prevenção.

       Compareceram o prefeito José Luiz Monteiro, a secretária adjunta do CONDEMAT, Renata Matsuda, as secretárias de Saúde, Carmen Pellegrino, Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, e as adjuntas Marina Bernardo da Costa e Lúcia Ribeiro. Também prestigiaram o vereador Luiz Fernando e membros do Conselho da Saúde.

       O médico cardiologista e coordenador do centro de emergência do Hospital Luzia de Pinho Melo, Gustavo Bittencourt, apresentou dados sobre os índices brasileiros e mundiais das ocorrências de AVC, dificuldades motoras e psicológicas, bem como recomendações a serem seguidas e compartilhadas entre a população.

        “Uma dentre quatro pessoas já teve ou conhece alguém que sofreu de AVC. Não há idade para este problema, embora indivíduos acima de 65 anos sejam mais propensos a enfrentá-lo. Existe tratamento adequado, e por isso vocês podem se tornar multiplicadores de informação”, explicou Bittencourt.

         “Esperamos que os moradores presentes neste encontro possam absorver o aprendizado, colocá-lo em prática e multiplicar em sua comunidade, uma vez que esses cuidados podem auxiliar no tratamento das sequelas deixadas pelo AVC”, destacou a secretária de Saúde, Carmen Pellegrino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui