Projeto Acolher: Moradores de rua são abrigados em Arujá durante o inverno

Assim como fez em anos anteriores, a Prefeitura de Arujá está abrigando os moradores de rua durante as noites neste período de frio intenso. A ação acontece por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado  de Assistência Social) em abrigo localizado no prédio do antigo Supermercado Dia, na Rua Adhemar de Barros, 84.

De acordo com a pasta, nestas semanas chegaram a ser atendidas 38 pessoas, as quais receberam alimento, kits para higiene completa, além de cobertores. O abrigo conta com banheiros e oferece a oportunidade de banho.

Também, segundo registro da pasta, há  algumas pessoas que foram contatadas e recusaram a oferta de abrigo, recebendo então cobertores e alimento.

Os munícipes que avistarem pessoas nessas condições podem o orientar quanto ao local do abrigo ou entrar em contato com as unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) – 11 4651-3293; ou com a GCM de Arujá, pelo Disque 153.

Ações contínuas

Ao longo de todo o ano, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria de Assistência Social, realiza o monitoramento com as pessoas em situação de rua pela unidade do CREAS, que realiza abordagens sociais diárias durante o dia e, de uma a duas vezes por mês, durante a noite.

Em momentos de clima extremo, seja de calor ou frio intenso, essas abordagens são intensificadas, garantindo uma cobertura ampla e constante. Por meio dessa busca ativa, os profissionais são capazes de realizar encaminhamentos para outros serviços que o poder público tem à disposição, como a inclusão dos mesmos em programas socioassistenciais, serviços de saúde, renovação de documentos e fortalecimento do vínculo familiar.

 

Assuntos que você pode gostar