O Programa Criança Feliz (PCF) é um programa do governo federal, que visa atender famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade e gestantes, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância. O município de Arujá conta com 167 crianças e gestantes beneficiadas pelo programa. Normalmente, os atendimentos eram feitos presencialmente, mas com a chegada da pandemia de Covid-19 foram adotadas pelo PCF, juntamente com toda a diretriz, formas alternativas de interação com as famílias. As ferramentas digitais têm sido de grande importância neste período. O envio de atividades pelo Whatsapp, chamadas de vídeo ou ligações telefônicas tiveram boa aceitação do público, segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social. No entanto, as famílias que não têm acesso ao atendimento remoto, ainda conforme a pasta, continuam sendo atendidas de forma presencial, porém, com menor frequência, mantendo todo o protocolo de segurança na pandemia.

A equipe do programa conta, atualmente, com dez visitadoras, todas estagiárias de Psicologia. “São ações simples que fazem toda a diferença no resultado final. Nosso objetivo é e sempre será permanecer com os pilares do programa Criança Feliz, fazendo com que elas tenham seu direito preservado, colaborando com o fortalecimento de vínculo e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado”, afirmou a supervisora da equipe, Elaine Peres.

Ela afirmou também: “A lisura do trabalho é o que nos mantém motivados na constante busca por melhorias, na forma de realizar os atendimentos. Estamos atingindo êxito com o programa e caminhando para atender cada vez melhor nossas crianças, principalmente nesta primeira infância”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui