A Câmara de Suzano realizará, no dia 6 de dezembro, a partir das 18h30, sessão solene dos “Profissionais do Ano 2019”. O evento será no Plenário do Palácio “Deputado José de Souza Candido”.

Este ano, 38 profissionais receberão o Título de Honra ao Mérito. Sete representantes da área da Saúde estão entre os homenageados.

Mônica Alessandra Carreira receberá o Título de “Biomédica do Ano”. A suzanense, que tem uma filha, formou-se me Biomedicina em 1997 e fez pós-graduação em Estética em 2015. Trabalhou como biomédica por 14 anos e atualmente, atua como biomédica esteta em sua própria clínica, a Unique Estética. Ela disse que a indicação para receber o título foi uma surpresa. “Fico lisonjeada de participar disso”, afirmou.

Cirurgiã dentista

Edimara Aparecida Ferreira Chiasso receberá o Título de “Cirurgiã Dentista do Ano”. Ela é casada e tem um filho.

A homenageada graduou-se em Odontologia em 2000. Possui aperfeiçoamento em Ortodontia e Bruxismo Infantil; capacitação em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Ortopedia Funcional dos Maxilares; e especialização em Odontopediatria. É dentista na Prefeitura de Suzano desde 2001, realizando atendimento clínico na Unidade Básica de Saúde da Casa Branca. Edimara também atua no consultório Chiasso Odontologia, onde é sócia e cirurgiã dentista.

“É um grande reconhecimento por todos os anos de trabalho e fez uma grande diferença na minha vida”, disse ela sobre o título.

Enfermeiro

Jefferson Azevedo de Oliveira será o “Enfermeiro do Ano”. Atuando na área da Saúde há 18 anos, ele supervisiona o Núcleo de Educação Permanente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Suzano, desenvolvendo e qualificando profissionais para o atendimento às urgências e emergências a população. Tem também, entre outras coisas, participado da capacitação de profissionais da rede pública de ensino para o atendimento inicial das emergências até a chegada de suporte profissional e representa Suzano na estruturação e nas ações de treinamento do Plano de Ajuda Mútua do Alto Tietê.

Jefferson Azevedo de Oliveira é casado e tem dois filhos. Para ele, o título é mais que uma questão profissional, é uma realização pessoal. “Sou filho de professora e a vida acabou me enveredando para o ensino e a pesquisa. Minha mãe ela deixou um legado, de que a educação é ferramenta que pode mudar a vida de alguém”, revela.

Farmacêutico

O Título de “Farmacêutico do Ano” será dado a Rodrigo Christiano Hilario Moreira. Ele é funcionário público na Prefeitura de Suzano e possui dez anos de experiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Também possui MBA em Gestão Pública e pós-graduação em Controle Logístico de Produtos Farmacêuticos, Farmacologia Aplicada, Gestão de Recursos na Área Pública, Saúde do Idoso, Avaliação de Tecnologias de Saúde, Atenção Primária e Gestão do Cuidado Farmacêutico.

Para ele, receber a homenagem é gratificante. “A gente nunca espera ser reconhecido, por isso é totalmente inesperado e gratificante pela profissão que a gente tem”, declarou.

Fonoaudióloga

O Título de “Fonoaudióloga do Ano” será para Renata Farias Silva. Ela formou-se em Fonoaudiologia em 2003 e em Residência Multiprofissional em Saúde da Família em 2007. E também possui Aperfeiçoamento em Gestão no SUS. Atualmente é fonoaudióloga e gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (Capsi) Entrelaços, em Suzano e coordenadora da equipe de Fonoaudiologia do município.

“Fiquei muito feliz pela indicação. É uma honra para mim, perante a tantos profissionais colegas de trabalho, que fazem trabalhos belíssimos como fonoaudiólogos”, disse.

Médico

O Título de “Médico do Ano” será para o ortopedista Carlos Alberto Bonfá. Foi professor de Medicina e formou-se em Direito, o que o auxiliou muito no período em que atuou como médico perito na região. É casado e tem dois filhos.

Bonfá atuou por 20 anos na Santa Casa de Suzano e fez parte do grupo de médicos que criou o serviço de Ortopedia da instituição. Atualmente atende em seu consultório na cidade e também no ambulatório do Hospital Regional de Ferraz de Vasconcelos, onde está desde 1986.

Sobre a homenagem, Bonfá diz sentir gratidão: “Tenho paixão pela Medicina e foi aqui que fiz a minha vida”, declarou.

Psicóloga

Sandra Cardoso será a “Psicóloga do Ano”. Ela atua no SUS há quase 28 anos e está na Prefeitura de Suzano desde 2006.

Há nove anos, Sandra está na gestão da Educação e do Conhecimento, setor que trabalha o aprimoramento, a qualificação e a melhoria dos processos de trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, do atendimento aos cidadãos. “Estamos sempre pensando nos desafios que identificamos nos territórios para a gestão da saúde e, a partir disso, atuamos para qualificar os trabalhadores. É um objetivo que eu sigo noite e dia”, explica.

Sandra completa que gostaria de transformar a oportunidade do título em um reconhecimento coletivo a todos os profissionais da área de Psicologia de Suzano que lidaram, de maneira direta ou indireta, com as demandas causadas pela tragédia ocorrida em março na Escola Estadual Raul Brasil. “Quero muito dividir esta homenagem com eles”, afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui