Profissionais da Secretaria de Educação de Itaquá participam de oficina de teatro acessível

Profissionais da Secretaria de Educação de Itaquá participam de oficina de teatro acessível

Projeto ‘Aqui trem cultura acessível’ ofertou a oficina na quarta-feira (18); Espetáculo teatral criado pela atriz Tatá Werneck que também faz parte das atividades será encenado nesta quinta-feira (19)

A Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti) recebeu nesta quarta-feira (18), o projeto “Aqui trem cultura acessível”, que ofertou a Oficina de Teatro Acessível, ministrada por profissionais (atores e atrizes) da ONG Escola de Gente – Comunicação em Inclusão, fundada pela jornalista Claudia Werneck. A ação com patrocínio da MRS Logística foi destinada aos profissionais do Departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e do Departamento de Coordenadoria Pedagógica.

De acordo com informações da instituição, a Oficina de Teatro Acessível é uma atividade de formação e mergulho nos temas da inclusão, acessibilidade e direitos de pessoas com deficiência. A metodologia, criada pela Escola de Gente, utiliza jogos teatrais para promover a reflexão sobre o que é uma sociedade inclusiva.

Para a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, esta parceria foi muito gratificante: “Além de ofertar aos discentes da EJA e comunidade de Itaquaquecetuba, nesta quinta-feira (19), com uma apresentação teatral didática e muito divertida sobre a questão da acessibilidade e da inclusão que terá início às 19 horas, nossos profissionais foram contemplados, na quarta-feira (18) com uma oficina de formação continuada que muito enriqueceu a formação de nossos educadores”. A titular da pasta ainda agradeceu a ONG Escola de Gente, localizada no Rio de Janeiro.

PEÇA Conforme a sinopse da peça, o público vai poder conferir a apresentação do espetáculo teatral “Ninguém mais vai ser bonzinho” do grupo “Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade”. Criado pela atriz e apresentadora Tatá Werneck, já foi assistido por mais de 100 mil pessoas e premiado nas Nações Unidas, já que é o único no mundo a realizar espetáculos com máxima acessibilidade. O texto aborda, com muito humor, questões cotidianas de preconceito e discriminação. São sete esquetes em que atores e atrizes se revezam em personagens nos quais a plateia se reconhece com facilidade, fazendo com que todas as pessoas – com e sem deficiência – se divirtam juntas no teatro.

A peça é aberta ao público em geral, com início previsto para as 19h e será realizada nas dependências do Ginásio Municipal de Esportes ‘Sumiyoshi Nakaharada’, localizado na Rua Santa Rita de Cássia, nº 151, Vila Japão, Itaquaquecetuba. A entrada é franca.

Mais Notícias

Sidebar