Profissionais da Educação de Itaquá participam da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae)

Profissionais da Educação de Itaquá participam da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae)

Profissionais da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Itaquaquecetuba (Semecti), participaram da Fase Regional da 3ª edição da Conferência Nacional de Educação (Conae), realizada na cidade de Suzano nos dias 20, 21 e 22 de abril de 2018.

Representando a Semecti, o professor Cristiano dos Santos Souza, fez parte da Comissão Organizadora do evento na Comissão Técnica para Leitura de documento e aprovações de regimentos entre outros, além de supervisores, diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e professores do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

Na sexta-feira (20), foi realizada a abertura oficial do evento, com a composição da mesa oficial dos trabalhos e leitura e aprovação do regimento interno para a realização da conferência. Já no sábado (21), os debates foram realizados por eixo específico, sendo direcionados por um mediador, um secretário e um relator: Eixo I – O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação; Eixo II – Planos decenais e o SNE: Qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais; Eixo III – Planos Decenais, SNE e Gestão Democrática, Participação Popular e controle social; Eixo IV – Planos decenais, SNE e a Democratização da Educação: acesso, permanência e gestão; EIXO V – Planos decenais, SNE e Educação e Diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão; Eixo VI – Planos Decenais, SNE e Políticas Intersetoriais de desenvolvimento e educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;   Eixo VII – Planos Decenais, SNE e Valorização dos Profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde; e Eixo VIII – Planos Decenais, SNE e Financiamento da educação, gestão, transparência e controle social.

As propostas elaboradas por meio dos debates dos eixos contendo alterações, emendas e moções, sugestões etc., foram encaminhadas para a Plenária realizada no domingo (22), que além de aprovar as propostas elaboradas pelos eixos também elegeu os delegados para representar os municípios na Fase Estadual.

O professor Cristiano dos Santos Souza, de Itaquá, foi eleito como 1º Delegado Titular com 7 votos, a representação de Suzano 2º Delegado Titular com 6 votos seguido de suplentes de Itaquaquecetuba e Suzano também. Ambos representarão a Região do Alto Tietê na Plenária Estadual que vai ocorrer nos próximos meses na cidade de São Paulo.

Segundo a secretária de Educação, Verônica Cosmo Barbosa, a participação da de Itaquaquecetuba foi muito importante na medida em que ratifica o compromisso com a educação responsável e de qualidade que o município vem desenvolvendo. “A prova disso é que o nosso representante, professor Cristiano, foi eleito para representar a Região do Alto Tietê e ainda as propostas elaboradas pela professora Solange Coelho (EMEB Leolino dos Santos) e pela auxiliar de sala especial Lourdes (EMEB Prof. Michel Alves Souza), que foram aprovadas e incorporadas ao documento oficial da Região do Alto Tietê que irá para a Fase Estadual em São Paulo,” concluiu a titular da pasta parabenizando todos os profissionais envolvidos do Sistema Municipal de Ensino de Itaquaquecetuba.

O evento finalizou com apresentação e a homologação dos delegados por segmento e setores legitimado pelo Fórum de Educação e pela Secretaria Municipal de Educação de Suzano. Fizeram parte do evento os seguintes municípios: Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Guarulhos, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
ADVERTISEMENT
Sidebar