A Administração Municipal de Arujá realizou entre sexta-feira (22) e sábado (23) a 4ª edição do programa “Prefeitura nos bairros”, contemplando as localidades do Arujamérica, Jardim Real, Cachoeira, Jardim Via Dutra, Estância Pacaembu e Planalto.

A programação teve como uma de suas principais ações o mutirão de Papanicolau, que foi centralizado na Unidade Básica do Jardim Real, beneficiando as mulheres acima de 18 anos com a realização desse exame essencial para o diagnóstico de câncer de útero. No mesmo dia, porém, o exame também foi viabilizado nas unidades do Barreto, Pilar e Mirante, sem a necessidade de agendamento prévio, segundo informou a Secretaria de Saúde.

Orientação e atrações

Ainda no sábado, uma equipe Secretaria Municipal de Finanças, esteve orientando a comunidade sobre o Refis, IPTU, parcelamentos, extratos, entre outros, dentro da Creche Municipal “Dona Avelina Dalila Leopoldina Almeida”.

As equipes do Desenvolvimento Econômico também participaram com uma tenda em frente da UBS do Real, fornecendo orientações diversas dos serviços do Arujá Emprega, Sebrae, Banco do Povo, Junta Militar, orientação previdenciária, CNIS, seguro-desemprego e vagas.

Além disso, a Secretaria de Educação de Arujá instalou no Jardim Real a sua central de vagas (para alunos na rede municipal de ensino).

Durante todo o evento, a Secretaria Municipal de Cultura manteve no Jardim Real caminhão-palco com várias atrações ao público.

Mudas e alimentos

O Fundo Social de Solidariedade realizou uma ação em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a entrega de muda para quem doasse 1 kg de alimento não-perecível, que será revertido em prol de famílias carentes. A iniciativa também contemplou a comunidade do Jardim Real, em frente à UBS e ao bosque.

Revitalização em escolas

Nos demais dias, a Educação continuará promovendo a revitalização e a troca dos toldos iniciada na Creche Municipal (CMEI) Dona Avelina Dalila Leopoldina, no Real, da Escola Municipal (EM) Dona Maria Aparecida Restivo Perez na Via Dutra, revitalização da quadra, em conjunto com a pasta de Esportes no Cachoeirinha, e da pista de skate. A troca de toldos também está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Educação no Arujamérica nas escolas municipais Amadeu de Angelis, Joel da Costa e Dona Pedra Maria do Rosário.

O vereador Luiz Fernando Almeida, que é morador do Jardim Real acompanhou de perto as ações realizadas neste bairro e demais localidades e se disse satisfeito com a diversidade de serviços ofertados e a manutenção que começou a ser realizada. “Também estamos parabenizando a Secretaria de Saúde pela realização do mutirão do papanicolau que é tão importante para a saúde do público feminino”, disse.

Repercussão positiva

Durante a sexta-feira, 22, o prefeito Luís Camargo esteve conversando com moradores no Jardim Real e ficou feliz com a repercussão positiva que o programa Prefeitura nos bairros encontrou na região.

Maria de Fátima dos Santos, moradora há 40 anos no Jardim Real, afirmou que nunca tinha visto essa ação acontecer no bairro, envolvendo várias secretarias, mas que achou útil para a população a iniciativa, especialmente o mutirão do papanicolau, que acontece neste sábado na UBS do bairro.

Rose Cardozo de Souza, que mora no Arujamérica, também avaliou o “Prefeitura nos bairros” como uma ótima ideia, pois facilita para os moradores que precisam de atendimento rápido e orientações diversas da Prefeitura, especialmente na área da Saúde, afirmou ela.

Atemilson Miranda dos Santos, morador no Jardim Real, soube da ação por uma amiga e quis doar um quilo de alimento não-perecível e receber uma muda em troca, pois ele adora plantas e achou ótima a iniciativa de poder ajudar famílias carentes com comida e, em troca, colaborar com o meio ambiente, ganhando uma muda.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, comente
Coloque seu nome aqui